segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Informática e alfabetização no EF

Ao centro a autora, e à esquerda a professora Kassandra Brito
Carvalho e, à direta, a orientadora Márcia Duarte Carvalho
Vanderli Esteves de Souza Silva*

O objetivo principal do meu trabalho de pesquisa foi analisar a Informática como contribuição para a alfabetização no Ciclo I do Ensino Fundamental. Foram abordados assuntos pertinentes à alfabetização, como a contribuição do computador como recurso tecnológico, procurando inserir o aluno com problemas de alfabetização em um ambiente colaborativo, participativo, sistematizado, onde situações de ensino-aprendizagem planejadas pelos professores garantam que ele seja autônomo, responsável por sua própria aprendizagem em um mundo tecnológico, inovador na inserção cientifica.

Nos últimos anos, após cada Conselho de Classe e análise da aprendizagem de cada série/ano, notamos que alguns alunos não avançavam como a maioria da classe, mesmo com as intervenções didáticas, como o processo de recuperação paralela e mobilização quanto à metodologia e procedimentos de aprendizagem (Letra e Vida). Ao analisar a importância e estudos dos procedimentos da tecnologia, o computador no processo de alfabetização nos ambientes colaborativos da Web 2.0, percebemos que essa ferramenta poderia contribuir para que o aluno na fase de alfabetização tivesse um outro recurso, outra fonte de aprendizagem, outra visão dessa ferramenta de pesquisa midiática, para se apropriar dos conteúdos básicos da alfabetização. O professor atuaria como mediador da aprendizagem, levando o aluno a apropriar-se dessa nova forma de aprender/fazer mais integrada às novas expectativas de aprendizagem significativas no mundo atual, real.

Os alunos pesquisados foram da classe de PIC (Programa de Intensivo de Continuidade) 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental que apresentaram dificuldades em ler e escrever. Após o trabalho realizado com esses alunos, observamos que avançaram nas expectativas de aprendizagem com o auxílio do computador na leitura e escrita, conforme relatado pela professora da classe que após o Conselho de Classe informou o percentual de avanços dos alunos.

A LDB (Lei de Diretrizes de Bases da Educação), o PCN (Parâmetro Curricular Nacional), e o Letra e Vida (Programa de Formação de Professores no Estado de São Paulo) contribuíram como fonte de pesquisa para este trabalho.

Acredito que seja importante e pertinente a continuação desse estudo, focando os alunos que, mesmo com a contribuição do computador, ainda apresentam muita dificuldade. Talvez existam outras maneiras do computador e as TIC auxiliarem nesse processo.

Ao observar os alunos com DI (Déficit Intelectual), que são da inclusão, e por não conseguirem realizar as atividades propostas pela professora, os mesmos foram colocados em situação de aprendizagem individual no computador, mesmo não sabendo ler e escrever, para que refletissem sobre o sistema de escrita para chegar a um determinado objetivo. Porém, como não havia computadores para todos, foi necessário colocá-los em duplas, e o que parecia dificuldade se tornou em benefício para os alunos que puderam ajudar uns aos outros (dupla produtiva).

O curso Mídias na Educação contribuiu muito para minha formação acadêmica, por meio das leituras, pesquisas bibliográficas (um material rico em informações) e estudo de alguns autores da educação, pude realizar e concluir a pesquisa de campo e este trabalho.

A elaboração da monografia do curso de Mídias na Educação é muito trabalhosa, requer de quem está realizando esforço e persistência para a feitura das investigações e leituras; escolher um bom tema que ajudará a desenvolver a pesquisa é recomendável.


* Orientanda pela professora especialista Márcia Duarte Carvalho em sua monografia (“A informática como contribuição para alfabetização: Ciclo I do ensino fundamental”), a autora do texto desenvolve uma experiência e reflexões sobre e mesma, com o fim de avaliar potencialidades do computador na alfabetização. Este é mais um exemplo interessante de como os professores-cursistas do Mídias na Educação podem procurar em sua própria prática elementos de curiosidade e investigação para o desenvolvimento de seu trabalho final.

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