Célia Alvarenga Lasso*
Ao longo da minha atuação como docente, venho observando que se fazem necessárias mudanças nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Matemática. Dessa maneira, o trabalho que realizei constitui-se num estudo sobre a utilização da webquest como metodologia de atividade colaborativa, tendo como proposta analisar a contribuição dessa ferramenta na busca de tornar significativo o aprendizado da Matemática. Apresenta a descrição dos resultados de uma pesquisa qualitativa baseada na aplicação da webquest “Vamos Ladrilhar” nas aulas de Matemática das Sextas séries da EMEF Júlio Marcondes Salgado.
Os resultados mostraram que essa metodologia contribui para assegurar a aprendizagem do aluno, estimula o desenvolvimento de valores como responsabilidade, cooperação e respeito. Há ainda situações que são apontadas como desafios para o professor, como o fato de alguns alunos não se sentirem estimulados a participar de atividade como essa, apesar das inovações propostas.
A realização do curso Mídias na Educação, especialmente o desenvolvimento do trabalho monográfico, me proporcionou momentos de reflexão sobre as observações que fiz, de maneira a exigir de mim um olhar mais refinado sobre as minhas ações pedagógicas e as atitudes de meus alunos. Ao longo do trabalho, percebi as minhas evoluções, principalmente a cada intervenção da orientadora Profa. Ma. Silene A. G.Lourenço, a quem só tenho a agradecer pela dedicação a mim dispensada. O fato de “fazer acontecer” o tempo necessário para a escrita da monografia foi o maior desafio que encontrei. Durante várias madrugadas estava refletindo e escrevendo. Algumas vezes, as ideias não vinham, o tempo ia embora e o cansaço se fazia presente. Contudo, reconheço que, a possibilidade de poder realizar esse curso de acordo com o meu tempo disponível, foi determinante para que eu conseguisse concluí-lo, principalmente devido ao perfil de trabalhar em duas escolas, ter filhos, enfim, uma rotina bem carregada.
Deixo algumas dicas para quem pretende realizar a monografia:
- Sempre que tiver uma idéia que julgar interessante para o trabalho, anote-a, pois ela pode ajudar a desencadear outras idéias e ajudar na fluência de seus escritos;
- Seja disciplinado: não deixe para realizar as sugestões de seu orientador num único dia, pois suas produções serão mais ricas se forem frutos de reflexões;
- E principalmente, seja perseverante: apesar de todas as dificuldades, tenha a certeza de que a conquista desse objetivo significará a realização de um sonho, pelo menos, foi assim comigo.
* Em seu trabalho monográfico (“Webquest nas aulas de Matemática: um caminho para a Aprendizagem Cooperativa Orientanda”), descrito no texto acima, a professora Célia, orientada pela Profa. Ma. Silene A. G. Araújo, buscou perceber se o aprendizado de conteúdos matemáticos pode tornar-se mais significativo com o uso de uma webquest. Tais investigações podem tornar mais consequentes os usos das mídias na educação, em particular, no caso, da mídia informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário