Quem somos

Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.

O programa foi concebido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores. Atualmente está entre os programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Universidade Aberta do Brasil (Capes/UAB).

Entre os objetivos do programa estão: destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; incorporar programas da antiga Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das instituições de ensino superior e das secretarias estaduais e municipais de educação no projeto político-pedagógico da escola e desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.
Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

No estado de São Paulo, o programa é oferecido através de uma parceria entre o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e a Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco (CEAD/UFPE).

No momento (2012), o programa desenvolve sua 4ª oferta, tendo formado especialistas da 1ª oferta (2011), com previsão de término da 2ª e 3ª ofertas em 2012, e da 4ª no próximo ano.



42 comentários:

  1. Olá!

    Foi uma ótima descoberta este blog!

    Parabéns! Gostaria de aproveitar e divulgar um vídeo que fiz na Campus Party que creio tenha a ver com os temas de vocês. Se gostarem, por favor ajudem a compartilhar!

    http://www.youtube.com/watch?v=7bPqzorRg9k&feature=g-upl&context=G22b134cAUAAAAAAAEAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo,

      Obrigado pela dica, em breve colocaremos esse vídeo no blog.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá!

    Como devo proceder para participar do curso Mídia na Educação? Aguardo retorno,
    Att.;
    Juracy Lima

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostaria de saber como visualizar os trabalhos de alunos da 1ª oferta do Mídias.
    Onde estão publicados?
    Obrigada.
    Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gláucia,

      Pretendemos disponibilizar os trabalhos, mas estamos vendo como será melhor fazer isso. Continue aparecendo aqui.

      Abs

      Excluir
  4. Atividade de Recesso do Curso Mídias, muito show!!
    http://youtu.be/tr2RKfcgG5A

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um blog que divulga a ciência através de tirinhas e vídeos. (www.humorcomciencia.blogspot.com)Gostaria de saber como devo proceder para participar do curso Mídia na Educação? Muito obrigado! Agurado um retorno. Willian

    ResponderExcluir
  6. Olá Pessoal,

    Um texto muito bacana sobre o uso de celulares em sala de aula.
    Acho que pode ser bem legal compartilhar.
    http://migre.me/8NM4g
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Faço um programa de rádio para crianças desde 1999,em Nova Friburgo e agora tenho um blog, mas não sei colocar os programas nele...
    o endereço é: canteeconteoutravez@blogspot.com
    Preciso de ajuda, dicas, sugestões...
    Abraço,
    FErnanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      um caminho que pode ser feito é o de criar uma conta no radiotube.
      Depois de fazer o upload dos programas no radiotube, basta colocar o link de cada programa no blog.
      Se quiser, e é sempre interessante, procure descrever cada programa. Assim, o leitor de seu blog saberá do que se trata cada um.
      abraços,
      Patricia

      Excluir
  8. Olá a todos os colegas da 4ª oferta!
    Estou adorando aprender neste curso!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostaria de saber se há previsão para entrega do certificado de conclusão da primeira oferta... ou se há como solicitar o histórico escolar, para eu poder apresentar na minha evolução funcional.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, parabéns pelo blog! Interessantíssimo!
    Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Gostaríamos de convidá-los a visitarem o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostarem, por favor, nos ajudem a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.
    Entrem em contato conosco através do email: participe@jornalescolar.org.br.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O site é bem interessante. Tentei me cadastrar para fazer o download do livro de Freinet e depois divulgar. Mas acho que o servidor estava com problema. Vou tentar em outro momento; se não conseguir escrevo para você.

      De qualquer modo, saiba que, em breve, divulgaremos o trabalho de vocês aqui no blog.

      Um abraço,

      Richard

      Excluir
    2. Que ótimo, Richard.
      Agradecemos pela atenção e pela divulgação do Portal do Jornal Escolar.
      Não deixe de baixar o livro de Freinet. Cadastre-se em jornalescolar.org.br/login/?action=register ou entre em contato conosco. Para qual email podemos lhe escrever?
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Olá!
    Tenho muito interesse em fazer o curso mídias na educação!
    Como devo proceder? Quanda inicia as inscrições em 2012?
    Eliane Simões

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de um e-mail para contato. Obrigada! dsilva@atheva.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Sou professor de Matemática da rede municipal do Rio e mantenho com meus próprios recursos um canal de vídeos de Matemática, onde tento passar a matéria de forma simples e divertida. É o Canal Matemática Rio: http://www.youtube.com/matematicario

    Se puder, me ajude a divulgá-lo no seu blog, seja criando um post ou recomendando em algum lugar. :) O que mais me desanima é ter tanto trabalho para poucas visualizações...

    Aguardo seu contato!

    ResponderExcluir
  14. Ola, gostaria de saber como faço para participar do curso Mídias na Educação. Vou começar a realizar o projeto de Educomunicação na Escola, sou jornalista e quero me especializar nesta aréa.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de aproveitar o espaço e o tema mídias em educação para divulgar o site Professores de Plantão, uma iniciativa bastante inovadora no Brasil. Pela plataforma, alunos do ensino básico têm a oportunidade de realizar tutoria com universitários das melhores faculdades do país para tirar dúvidas imediatas, 100% online e com duração flexível, por meio de vídeo e chat.

    Conheçam o projeto e divulguem =)
    www.professoresdeplantao.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ótimo blog. Parabéns!

    Desejo divulgar proposta de Ideia Legislativa para Projeto de Lei no Senado: Concurso Público para Diretor de Escola. Apoiem. Obrigado.
    https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=3241

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Sou concluinte da primeira oferta com aprovação em setembro de 2011 e gostaria de saber sobre o certificado pois está fazendo muita falta em minha progressão funcional.
    Já tentei contato de várias formas e não tive retorno.
    Grata, Arlene.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Meu nome é Eduardo Agostini e sou designer/desenvolvedor de aplicativos para iPhone/iPad/iPod Touch. Gostaria de parabenizar a iniciativa do site em promover conteúdo de qualidade voltado para a educação. E se eu puder ajudar nisso, estarei disponibilizando o download grátis de meu recente jogo educativo chamado DisarMe (http://goo.gl/wauy4) para leitores do blog. Se trata de um jogo que estimula o raciocínio matemático através da resolução de cálculos matemáticos nas mais diversas situações. Há interesse?

    Aguardo contato! (edu.agostini@gmail.com)

    ResponderExcluir
  19. Alguem tem informação sobre o certificado da turma em midias na educação formada em 11/2012

    ResponderExcluir
  20. Olá Equipe
    Adicionei O Site de Vocês e um um Novo Espaço.
    Passem lá, aguardo Visitas!

    http://aprendacomanet.blogspot.com.br/p/blogs-dos-mestres.html#.UZZgF6K-qyw

    Cordialmente

    Profa Ivete

    ResponderExcluir
  21. Prezados Senhores e Senhoras,

    Gostaria de lhes enviar uma sugestão de post.

    Brainly.com.br é um novo portal de social learning que apresenta uma abordagem inovadora à educação e aprendizagem graças à qual os alunos brasileiros do ensino fundamental e médio (brevemente também superior) podem ver que a escola, trabalhos de casa e estudo podem dar prazer e satisfação pessoal.

    Todos os portais do grupo já atraem 12 milhões usuários únicos por mês em 19 países no mundo (para ver as estatísticas, acessem: http://stats.brainly.com/). Podem também ler mais sobre nós por exemplo aqui: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/03/01/rede-social-educativa-permite-que-alunos-se-ajudem-no-trabalho-escolar/

    Enviaria anexos os logotipos juntamente com o comunicado completo (press release) onde se podem encontrar informações mais detalhadas sobre a versão brasileira do portal, mas infelizmente não consigo encontrar nenhum contato para vocês.

    Estou inteiramente ao vosso dispor para responder a qualquer questão que possa surgir e, se quiserem, envio o press release.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela iniciativa do blog!

    Sou professor e também gostaria, se possível, de divulgar meu blog:

    http://profalexandregangorra.blogspot.com.br/

    minhas cordiais saudações a todos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, ótima iniciativa o Blog, trabalho com a divulgação de cursos online, a distância, gratuitos, de idiomas e muitos cursos variados.
    Gostaria de deixar a disposição meu projeto em http://socursos.net/.
    Saudações a todos

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá, sou responsável pelo marketing do Portal E-Pós http://portalepos.com.br/ que oferece vários cursos de pós-graduação na área de saúde e gostaria de fazer uma parceria contigo para colocar um anúncio ou artigo em seu site.

    Gisele Ribeiro - marketing@livredesenvolvimento.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, sou responsável pelo Portal www.ead360.com que oferece vários cursos na área de tecnologia e gostaria de fazer uma parceria contigo para colocar um anúncio ou artigo em seu site.

    André Rossiter - webrossiter@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá equipe do Midias e Educação,
    Meu nome é Alessandra e sou responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos online e grátis ExamTime.

    O ExamTime oferece gratuitamente diversas ferramentas de estudo para suporte a estudantes (de ensino fundamenta, médio, etc) e professores. A ferramenta já tem usuários em 140 países em Inglês, Espanhol, Alemão e agora Português.

    O Software de Estudos é Online e Grátis. Qualquer um pode ter acesso para criar Mapa Mental, Quiz, FlashCards e Notas. Além disso é uma ferramenta que além de inserir a tecnologia em sala de aula, aproxima professores e alunos fora dela por ter a ferramenta de Grupo de Estudos e função de discussão e mensagens privadas.

    Temos muito interesse em obter uma avaliação sua sobre a ferramentas e se possível uma ajuda para a divulgação.

    Aguardo contato. alessandra@examtime.com
    Me coloco a disposição,

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de saber qual o email de contato dos responsáveis pelo site.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Preciso do meu certificado da 4ª oferta e pede uma senha..... não consigo contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia professora Tereza Cristina, estou na mesma Situação, sou da 3ª oferta do curso. Simplesmente o pessoal sumiu... Sem mais nenhum contato... Acho que devemos procurar o procon ou algo do gênero, pois, finalizamos o curso e nada de certificados...Aparentemente foi uma propaganda enganosa e isso é Crime.

      Excluir
    2. Descobri: Se for o Básico, coloque 4bas, já se for o intermediário, tente 4int

      Excluir
  30. Bom dia! Gostaria do e-mail para contato dos responsáveis pelo site! Vocês poderiam me passar, por favor? Gostaria de divulgar um curso que será realizado gratuitamente em julho sobre educação organizacional! Aguardo retorno. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Pelo amor de Deus, alguém pode me passar o contato (TELEFONE /E-MAIL) da coordenação do curso: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO?????

    ResponderExcluir
  32. Ótimo Blog! Quero propor o relato de experiências reais com as mídias apresentadas... Acredito no enriquecimento do Blog, desta maneira!

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde.

    Meu nome é DouglasGomes e trabalho na empresa BRAOX, criamos e produzimos tecnologia educacionais (http://www.braox.com)
    Venho aqui para mostrar nosso blog, http://www.braox.com/blog e pedir se é possível coloca-lo como blog parceiro ao seu. Podemos fazer o mesmo no nosso, colocar seu blog como parceiro.

    Em virtude do foco do seu site também tratar de tecnologias na educação, você gostaria que realizássemos um guest post ou um artigo das novas tecnologias educacionais, ou até mesmo mostrando a nossa?

    Recebemos um artigo de outro blog de tecnologia, o qual você poderá dar uma olhada aqui:
    http://ogestor.eti.br/sala-de-aula-inteligente-o-material-escolar-e-o-computador/

    Aguardo retorno,
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pela informação foi muito útil. Estou ansiosa para o seu próximo artigo, parabéns e muito.Swing

    ResponderExcluir
  35. Alguém aqui conseguiu emitir o certificado?

    ResponderExcluir