quinta-feira, 24 de outubro de 2013

História da Animação



Cláudia Mogadouro

Animação significa DAR ALMA. Fazer animação significa dar vida a algo que não tem vida própria, que pode ser um objeto, um desenho.

A animação é tão antiga quanto os primeiros desenhos feitos pelo homem nas cavernas, na pré-história: animais desenhados com mais patas do que o real, dando a ilusão de movimento. Pesquisadores encontraram vários desenhos que representam verdadeiras narrativas animadas.

A animação se baseia numa ilusão de ótica, a chamada “persistência retiniana”, explicada por Peter Mark Roget, num artigo científico publicado em 1824. Ele explica que uma imagem captada pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo. Se várias imagens forem projetadas de forma sequencial rapidamente, a retina as associa e a ideia é de movimento ininterrupto. Anos mais tarde, Joseph Plateau descobriu que o tempo que a imagem fica retida na retina é de um décimo de segundo, o que torna o movimento mais rápido que essa fração imperceptível para o olho humano.

Continue lendo

 Vídeo acima: trabalho do pesquisador e cineasta Marc Azéma, da University of Toulouse, que postula que as primeiras animações foram feitas em caverna (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário