sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
PROUCA e formação de professores


Delci Carvalho da Silva*

Tomei conhecimento do curso Mídias na Educação através da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer do meu município quando estava na função de professora coordenadora na Escola Municipal Matilde Gitay de Mello.

Fiz minha inscrição por interesse temático, mas, quando chegou o e-mail de confirmação do curso, fiquei indecisa, pois já estava fazendo outra pós-graduação pela plataforma Moodle, oferecida pela Universidade Federal Fluminense. No momento, pensei que se resolvesse fazer mais um curso, teria que ministrar um maior tempo de estudo a fim de que pudesse alcançar êxito nas duas oportunidades. Naquela época atuava como professora coordenadora numa escola com 20 salas. Trabalhando 8 horas por dia, achei que seria impossível cumprir os dois cursos com qualidade. Contudo, não desisti e assumi o desafio. Meu interesse maior era acrescentar conhecimento pessoal e profissional.

Comecei o curso com a ideia de que chegaria ao final naturalmente e no início não foi tão difícil, pois além do material fornecido – por sinal excelente – conheci vários projetos envolvendo as mídias desenvolvidas na escola; algumas em especial, desconhecidas como o rádio, que na minha docência nunca usei como ferramenta de aprendizagem.

Ao chegar ao penúltimo módulo tive que escolher uma linha para o desenvolvimento do Trabalho Final do Curso (TCC) e essa linha nortearia toda a pesquisa. Como professora coordenadora já havia percebido o quanto nossos professores eram leigos em trabalhar com as novas tecnologias de aprendizagem e isso me motivava para a escolha de uma linha que pudesse atender a essa temática. Desenvolvi minha monografia sobre a formação de professores. Nesse período de escolha da linha de pesquisa, o município de Barretos aderiu ao Programa um Computador por Aluno (PROUCA), no qual seriam usados notebooks pelos professores e alunos.

Foi nesse momento que eu escolhi um título que pudesse estar ligado às duas situações: formação de professores e PROUCA – Programa um Computador por Aluno no Município de Barretos.

Primeiramente, pesquisei alguns autores que se debruçaram sobre a formação de professores em mídias. Aprendi que somente por meio dessa formação é possível que os professores ampliem a sua forma de mediar o conhecimento, principalmente nos dias atuais em que as mídias já fazem parte do cotidiano de nossos alunos.

Quanto aos instrumentos de coleta de dados, enviei aos professores, participantes da pesquisa, um questionário para saber sobre o resultado do curso PROUCA elaborado e oferecido pelo Núcleo de Tecnologia do Município de Barretos. Cabe destacar que o curso foi planejado para atingir 100% dos professores que ministram aulas. Em relação aos cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia, alguns professores alegavam que dificilmente tinham disponibilidade de tempo para fazê-los. Diante desse fato, o curso foi ofertado durante o período de aula dos professores, sem perda por parte dos alunos. A secretaria organizou quatro turmas diferentes, garantindo que professores eventuais estivessem dentro da sala de aula.

Por meio da pesquisa realizada, percebi que a formação do nosso quadro docente ainda não é suficiente para que todos possam empregar as tecnologias como parceiras na aprendizagem dos alunos. Quem sabe em longo prazo, desenvolvendo uma tese de mestrado, possa terminar os estudos sobre a formação do PROUCA. Ficou evidente que, em relação a minha escola, a maioria ainda não superou suas dúvidas sobre a parceria tecnologia e aprendizado dos alunos.

O desenvolvimento da monografia foi o mais complexo trabalho acadêmico desenvolvido por mim, pois cada vez que eu recebia os feedbacks da minha orientadora, pensava em desistir. Algumas partes dos meus textos retornavam completamente “riscadas” e apareciam algumas frases assim: “melhore aqui”, “retire essa parte”, etc. Isso me dava um desespero e uma vontade de não terminar, mas como sou educadora e persistente, respirava fundo, deixava passar uns dias e retornava novamente às orientações. Minha motivação vinha da convicção de que é necessária e possível uma educação de qualidade para nossos alunos e a aprendizagem é parte desse sucesso. Sabemos que nossos alunos dependem da escola de qualidade e nela, seus professores como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem, sendo assim, não podemos desistir nunca da formação continuada.

Para quem está elaborando um TCC ou uma monografia de pós-graduação, ou ainda está nos módulos do curso, a aprendizagem é a maior satisfação. Ela funciona como um elixir que fica para sempre em nós e nos mobiliza constantemente a ampliar nossos conhecimentos, para seguir em frente e transformar nossa prática pedagógica.

Agradeço a todos os tutores principalmente à tutora Andreia Lopes que ficou com a gente em vários módulos, ao tutor José Erigleidson que ajudou na escolha do nosso tema no TCC, pela troca de experiência nos fóruns, nas salas de bate-papo, nos feedback das tarefas e na troca de experiência com outros professores, também agradeço à minha orientadora Kassandra Brito de Carvalho que foi a pessoa que me auxiliou na produção da minha pesquisa e da monografia. Agradeço também ao avaliador Prof. Dr. Flavio Brito que colaborou para que no dia 25 de agosto eu pudesse aprimorar o meu TCC com suas valiosas considerações.


* Orientada pela professora mestre Kassandra Brito de Carvalho, a autora buscou entender na pesquisa realizada em sua monografia ("Formação do Professor no PROUCA - Programa um Computador por Aluno - Município de Barretos") aspectos da formação dos professores para a integração de tecnologias no currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário