sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
A mídia e os professores de Educação Física


Clayton Cesar de Oliveira Borges*

O trabalho de Monografia do curso de especialização em Mídias na Educação, devido ao seu rigor teórico e metodológico, me proporcionou uma aprendizagem significativa, me auxiliando em outros estudos que estão em andamento.

Minha pesquisa teve como foco a análise da influência da mídia na prática pedagógica de alguns Professores de Educação Física escolar.

A escolha da temática se deu por conta de minha atuação profissional, que se dá na educação pública há seis anos, na disciplina de Educação Física; além de uma pesquisa em desenvolvimento por conta de uma pós-graduação na área de Estudos Culturais.

Especificamente, analisei alguns planos de aula de Educação Física disponibilizados na Revista Nova Escola, de modo a perceber as categorias temáticas e tendências predominantes no tratamento que a revista dá ao tema, avaliando seus efeitos na prática pedagógica de alguns docentes pesquisados.

A metodologia utilizada se baseou na análise de discurso. O referencial teórico se valeu das contribuições dos Estudos Culturais, da teorização curricular crítica da Educação Física, além das noções de estudos de cultura da mídia.

Observamos que alguns docentes pesquisados parecem estar imersos nos discursos apresentados pela revista, que consideramos hegemônicos, enquanto outros docentes se posicionaram contrários ao discurso apresentado, corroborando com os pressupostos da teorização curricular crítica da Educação Física e da pedagogia crítica da mídia.


* Valendo-se, como o texto informa, de contribuições dos estudos críticos da mídia e dos estudos culturais, e orientando pelo Prof. Dr. Richard Romancini, a monografia do professor Clayton (“A influência da mídia no discurso dos professores de Educação Física”) teve o interessante diferencial de abordar um campo disciplinar das escolas pouco investigado, no contexto do curso Mídias na Educação, isto é, a Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário