sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Projetos didáticos e informática


Cristiane Mataruco Duarte Rittes*

Minha monografia, com o título Projetos Didáticos e Laboratório de Informática: uma integração possível?, teve como objetivos principais analisar, investigar e descrever a relação entre os projetos didáticos realizados em sala de aula com o trabalho desenvolvido no laboratório de informática. Para tanto foram escolhidas duas escolas para a realização da pesquisa com um questionário voltado aos professores de classe e Professor Orientador de Informática Educativa, além da observação de aulas no laboratório de informática, atas e pautas de reuniões pedagógicas.

Os resultados da pesquisa mostraram que, apesar dos professores buscarem cada vez mais se integrarem às novas tecnologias tanto na vida pessoal quanto profissional, se interessarem em agregar o uso do laboratório de informática como recurso no desenvolvimento de seus projetos didáticos, ainda há falta de comunicação na escola, de ações que integrem os projetos didáticos realizados em sala de aula e no laboratório de informática. Além da participação mais efetiva da gestão escolar na promoção deste diálogo dentro da escola.

Este último ponto, sobre a participação da gestão escolar será, inclusive, o fio condutor para o trabalho de mestrado que desejo realizar, pesquisando mais a fundo as consequências de uma boa gestão escolar (ou não). Além disso, o trabalho realizado no curso Mídias na Educação possibilitou maior abertura na escola para a discussão de temas voltados ao uso das mídias na escola, com apoio das teorias estudadas e do próprio trabalho realizado. Discussões estas que abriram caminhos para ações práticas na escola, como projetos para o uso pedagógico do celular, da radio e do próprio laboratório de informática.

Durante a realização da monografia, as principais dificuldades enfrentadas foram: tempo e levantamento de dados. Tempo porque ajustar o trabalho com os estudos não é fácil para ninguém, ainda mais sabendo que seria preciso muitas visitas à escola de pesquisa (além da que trabalho) para que o trabalho pudesse ser concluído. Levantamento de dados porque é preciso convencer os professores a participarem da pesquisa, conquistando a confiança de cada professor, além de conseguir autorização para a observação de aulas. Para superar estas dificuldades foram necessários dedicação, comprometimento, seriedade e disposição. Quando a confiança dos professores foi conquistada, o trabalho foi se concretizando.

Outras questões também foram difíceis, como a busca pelas teorias e autores que pudessem responder às questões que surgiam junto aos resultados analisados, ou seja, a elaboração do texto, a formação do trabalho. Questões que só foram sendo resolvidas com muito estudo.

A disciplina no estudo e a busca pelas respostas contribuíram para minha prática pedagógica, tornando meu trabalho uma busca contínua por bons resultados, por integração de diversos recursos nos projetos desenvolvidos e pela busca de novos aprendizados em futuros cursos.

Dedicação e persistência são os conselhos para quem está realizando a monografia para o curso. Estes dois pontos conseguem contornar a possível falta de tempo, a participação dos sujeitos da amostra, a busca pela teoria e por sua colocação na prática, enfim, permitem a realização do trabalho.


* Orientada pelo Prof. Dr. Claudemir Edson Viana em sua monografia para o curso Mídias na Educação, a autora do texto acima exemplifica como uma pesquisa pode abrir novos horizontes de indagação, notando, nessa perspectiva, o interesse em realizar o curso de mestrado, enfocando um aspecto que a monografia tocou. Vale notar que a professora Cristiane também destaca dois aspectos que têm sido comuns nos textos sobre a monografia feitos pelos professores: a dedicação e a persistência.

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