domingo, 29 de abril de 2012

Ideias - tradução
Nativos digitais ou cidadãos digitais?

Angry Clock, de John Boxall

John Merrow*

Frequentemente escuto os adultos de hoje descrevendo os jovens como “nativos digitais”, em geral num tom de resignação e aceitação. “Eles estão tão mais avançados do que nós, que não podemos alcançá-los para oferecer ajuda”, é a mensagem comum que ouço.

Minha reação é: “Alto lá, Lalá”, porque pra mim esse modo de pensar sugere que se abdique da responsabilidade adulta. Sim, a maioria dos jovens sabe mais do que os adultos, porque a rápida mudança da tecnologia moderna é estranha a nós, muito diferente do mundo em que crescemos. Porém, ser um “nativo digital” não é a mesma coisa que ser um “cidadão digital”. Os jovens sempre precisam de orientação ética e a segurança de normas e limites. Isso é mais verdade ainda agora, porque a tecnologia hoje tem um poder sem precedentes de causar danos, como nós temos visto nos casos documentados de assédio e cyberbullying.

Concordo com a veracidade geral do que alguns chamam da regra de ouro, desoladora e triste, dos “Três Cs 1-9-90”. Apenas cerca de UM por cento dos jovens estão hoje usando as tecnologias para criar, NOVE porcentagem fazem curadoria, coleta e crítica, enquanto NOVENTA por cento estão consumindo.

Se a maioria dos jovens – 90 por cento – está escrevendo mensagens de texto, jogando Angry Birds e Grand Theft Auto e conectada no Facebook e no Google Círculos, então nós os adultos deveríamos estar envergonhados.

A menos, é claro, que nós sejamos igualmente culpados.

E nós somos.

Aposto que o uso que a comunidade educativa faz da tecnologia segue uma regra de “Dois Cs 10-90”: DEZ por cento para criar e NOVENTA por cento para controle. Quero dizer por “controle”, em termos gerais, tudo que se mantém dentro do cronograma escolar do professor, monitoraramento de frequências e notas, acompanhamento do desempenho dos professores e a transmissão de conhecimentos que acreditamos que as crianças precisam ter.

Se um propósito importante da escola é ajudar os estudantes a “tornaram-se adultos”, então o uso criativo da tecnologia – por adultos e jovens – deve ser alterado dramaticamente. Nós precisamos encontrar formas de mover as crianças dos 90% e ir para o nível do 1%.

Se, por outro lado, um propósito central das escolas é produzir consumidores ávidos, nesse caso, estamos indo bem.

E quanto a Sal Khan e sua crescente Khan Academy? Essa abordagem não combinaria a tecnologia com o ensino tradicional de um modo a ser admirado? Sim, é claro. Entretanto, até agora pelo menos, a maior parte da energia tem se dirigido a ajudar as crianças a dominar o currículo obrigatório. Acredito que isso é necessário, mas não é suficiente.

As escolas de hoje devem criar oportunidades para os jovens criarem conhecimento a partir das nuvens de informação que as envolvem o tempo todo. Você foi para a escola, porque era lá que o conhecimento estava armazenado. Isso foi ontem. Pense como hoje o mundo é diferente. Os jovens de hoje necessitam de orientação na triagem da informação e transformação dela em conhecimento. Eles devem ser capazes de formular boas questões – porque para as respostas temos os computadores.

(Falo em vários desses temas com maior profundidade em The Influence of Teachers.)

Aqui estão alguns modos de aproveitar a tecnologia e fomentar a criatividade:
  1. Cada turma de ciência de escolas de ensino médio poderia ter seu próprio medidor de qualidade do ar (menos de $200). Poderia produzir medidas de qualidade do ar, três vezes ao dia, anotar as medidas, compartilhar a informação em tempo real com outras turmas de ciência de escolas secundárias na cidade, região ou estado, e vasculhar os dados em busca de consistências e anomalias. Isso é criar conhecimento a partir da inundação de informações, e é um trabalho real, não “lição de casa”.

  2. Os estudantes poderiam usar as câmeras de seus telefones inteligentes para mapear suas próprias vizinhanças, documentando (por exemplo) o número de latas de lixo nas esquinas. A informação poderia ser plotada e compartilhada com toda a cidade, e os dados analisados em busca de padrões e anomalias. Existem mais latas de lixo em áreas ricas? Se é assim, peça ao prefeito, ao Departamento Sanitário e ao Conselho da Cidade uma explicação. Novamente, estudantes irão transformar informação em conhecimento. Escrevi sobre isso tempos atrás com mais detalhes.

  3. Por que não medir a qualidade da água? Um medidor manual que teste o PH custa menos de $100 e o instrumento que testa a condutividade (níveis de íon, relacionados à pureza) é obtido por menos de $100. A turbidez – o quanto a água é turva – é uma importante medida também, e que pode ser obtida com um instrumento barato e uma fórmula. Os estudantes poderiam medir ainda a velocidade da corrente e perceber o montante de detritos. Então compartilhariam os dados com outras turmas de ciência da cidade, região e estado. Todos poderiam vasculhar as informações procurando padrões. Se a água de um rio parece relativamente pura até que passe por um ponto X, os estudantes poderiam descobrir por que isso ocorre.

  4. Grupos de alunos com Câmeras Flip seguras estão convidados a participar em nosso Shared Poetry Project [Projeto de Poesia Compartilhada] e tornarem-se produtores de seu próprio canal de vídeos do YouTube. Se você clicar no link, sugiro que assista ao exemplo #3, que foi criado por alguns estudantes do ensino médio de New Jersey.
O trabalho como esse é, satisfatoriamente, trabalho real. Os estudantes estão criando conhecimento, eles estão planejando projetos e acompanhando-os do início ao fim. Tais projetos devem cumprir os padrões do mundo real, porque os resultados são publicamente apresentados.

Esses jovens irão aprender (ou reforçar) habilidades do mundo real que irão ajudá-los uma vez que estejam foram da escola. Eles estão trabalhando junto, reunindo, assimilando e analisando dados, eles estão aprendendo como apresentar o que eles estão aprendendo, e assim por diante. Esse é um caminho em muito diferente, em 180 graus, da “educação regurgitação” que é a marca de muitas de nossas escolas.

E aqui estão os dois benefícios finais: o tempo gasto fazendo projetos como esses (e existem muitas outras ideias) é um tempo que eles não usarão jogando games ou outra forma de consumo da tecnologia. E por estarem usando a tecnologia para criar e estarem aproveitando os frutos de seu trabalho, eles serão, acredito, menos propensos a usar os poderes da tecnologia negativamente. Fortalecendo seu próprio senso de si, eles sentirão menos necessidade de ameaçar ou cyberrameaçar os outros.

A tecnologia não é isenta de valores. Nós temos escolhas a fazer, pessoal.


* O texto acima, do repórter de educação norte-americano John Merrow, foi publicado originalmente no blog do autor, Taking Note, em 02 de março de 2012.

Tradução: Richard Romancini

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