segunda-feira, 30 de abril de 2012

Discutindo o Ciclo Avançado - 4ª oferta



Foi realizada no último sábado, dia 28 de abril, uma reunião interna do Mídias na Educação, oferta SP, para a discussão da feitura dos módulos do Ciclo Avançado pelos cursistas da oferta 4.

Entre as questões debatidas, um destaque foi a importância de preparar bons projetos de pesquisa pedagógica, de modo a favorecer a feitura das monografias. Houve consenso sobre a necessidade de que as leituras feitas pelos cursistas durante os diferentes módulos estudados constituam parte estruturante das propostas dos mesmos. Ponto também debatido foi a necessidade de apontar de modo adequado possibilidades de aperfeiçoamento nos trabalhos que estão sendo realizados.

Nesse aspecto, várias falas notaram a dificuldade que ocorre, por vezes, no entendimento correto da crítica/avaliação que eventualmente é feita ao trabalho de um cursista. Ainda que essa não tenha um caráter "pessoal" ou desabonador, a forma textual com que se dá a interação pode provocar mal-entendidos. Por isso, a conclusão da discussão, no grupo, foi quanto à necessidade de que todos devem ser solícitos em dar maiores informações sobre o que embasou determinado comentário/avaliação ou esclarecer eventual aspecto que não tenha sido compreendido.

O importante, de qualquer modo, é que todos (cursistas e formadores) tenhamos claro que a crítica e a autocrítica são instrumentos de aperfeiçoamento e superação, e não uma forma de descaso ou punição para quem quer que seja. Em certo sentido, toda formação se dá para que possamos ser mais críticos, de modo pertinente.

2 comentários:

  1. Olá faço parte dos alunos que realizam este curso e em especial a 4ª oferta.Gostaria muito de ter acesso a integra do que foi discutido,porque estou com muitas duvidas,a respeito da monografia.
    Att Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Elaine,

      Creio que será mais produtivo que você explicite suas dúvidas, em forma de perguntas, para seu (ou sua) tutor(a), ao invés de lhe enviarmos um relato detalhado da reunião

      Como a postagem comenta, os tutores das turmas do Avançado devem ter uma postura dialógica em relação aos professores cursistas.

      Ademais, a discussão na turma pode favorecer o esclarecimento de eventuais dúvidas de outros colegas.

      Em caso de dificuldade, que o tutor não esteja conseguindo resolver, entre em contato com a coordenação do curso.

      Um abraço,

      Richard (editor)

      Excluir