quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bahia realiza a I Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação

Mobilizar a juventude para a participação política pelo direito à comunicação, avaliando as resoluções da I Conferência de Comunicação Social da Bahia e propor políticas de comunicação para o jovem, é o principal objetivo da I Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação, que irá acontecer no dia 17 de outubro de 2009, a partir das 9h, na Biblioteca Pública dos Barris. O evento é uma iniciativa do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), da Faculdade de Comunicação da UFBA, da ONG Cipó Comunicação Interativa, do Coletivo Intervozes e da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras.

O público será formado por jovens baianos da capital e do interior, provenientes do Ensino Superior, de ONGs, entidades estudantis, movimentos sociais e do próprio Cejuve. “Pretendemos fazer um olhar geracional sobre a comunicação. A galera entre os 15 e 30 anos que deve participar da Conferência Livre tem muito a falar e a contribuir para essa discussão”, diz o coordenador de juventude da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Éden Valadares. O termo “livre”, segundo Éden, vem do fato de ser uma conferência espontânea e autônoma, ou seja, encontra-se fora das etapas eletivas que caracterizam as principais conferências do país. “Não serão eleitos delegados e não haverá resoluções, mas levantaremos discussões importantes e apontaremos caminhos para as principais políticas de comunicação para o jovem”.

A I Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação irá se dividir em dois eixos: Juventude e Direito à Comunicação (discutido em uma mesa pela manhã) e Juventude, Educação e Comunicação (discutido no período da tarde). Logo após os levantamentos e debates serão criados Grupos de Discussão, responsáveis por identificar propostas na área de educação e comunicação ligadas à juventude entre as resoluções da Conferência Estadual de Comunicação Social da Bahia. O grupo deve estudar uma das temáticas da conferência da Bahia e analisar as resoluções observando se elas necessitam de: supressão, adição ou modificação. A Conferência Livre pretende fazer uma instalação no Terminal da Lapa, onde haverá gravações de depoimentos de jovens.

SERVIÇO:

O QUÊ? Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação

QUANDO? 17 de outubro, a partir das 9h

ONDE? Biblioteca Pública dos Barris

Veja o programa a partir do "Leia mais".

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/10

9h – Abertura oficial: Mesa com participação de Representante do Cejuve (Juremar – presidente); Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras (Nilton Lopes); Representante da COE – Comunicação (Marilda Castelar – CRP), Representante da Agecom (Robinson Almeida ou Rosely Arantes); Representante da Secretaria de Relações Institucionais (Éden Valadares).

Mesa redonda 1: Juventude e Direito à comunicação

Tema...........................................................................Palestrante

Comunicação como direito humano........................Pedro Caribé - Intervozes

Políticas Públicas de Juventude e Comunicação...Bruna Hercog – Vida Brasil

Participação Política e Controle Público.................Emiliano José - Deputado

Comunicação e Diversidades....................................Maira - Unegro

Mediação: Instituto de Mídia Étnica


Almoço


Ato Público – mostra de produção midiática juvenil comemorando o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação (17 de outubro);


Tarde

Mesa redonda 2: Juventude, Educação e Comunicação

Tema....................................................Palestrante

Acesso, Produção e Difusão...............Ana Fernanda - CRIA

Educação e Comunicação..................Sarah Roberta - CIPÓ

Juventude e Novas Tecnologias.......A confirmar

Mediação: Instituto Aliança


Encerramento

Plenária: apresentação dos resultados


MAIS INFORMAÇÕES:

Secretaria de Relações Institucionais (Serin)
Contato: Éden Valadares – Coordenação de Juventude (71 3115-9477/9972-6064)

Conselho Estadual de Juventude (Cejuve)
Contato: Juremar Oliveira – Presidente (71 3115-9572)

Instituto Aliança
Contato: Rebeca Ribas – Conselheira do Cejuve (71 9187-0654)

CIPÓ Comunicação Interativa
Contato: Nilton Lopes – Conselheiro do Cejuve (71 8148-6123)

Nenhum comentário:

Postar um comentário