sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Andrew Keen e o alfabetismo midiático


Já se falou em outra postagem (aqui) sobre as críticas de Andrew Keen à internet. Você poderá conhecer em mais detalhes as opiniões desse jornalista britânico na entrevista dada por ele à revista Cult, publicada na edição 140. Boa parte da entrevista está disponível online (aqui).

De maior interesse para os educadores, são as observações sobre o "alfabetismo midiático", que Keen relaciona não com ao ensino de "como usar" as novas mídias (já que estas seriam projetadas para garantir uma utilização intuitiva), mas sim com a preocupação dos educadores em fazer com que as crianças e jovens entendam que "toda informação vem acompanhada de uma bagagem cultural".

Nesse sentido, ele afirma que: "Todo texto tem o seu viés, o que não significa que seja necessariamente corrupto. O desafio para as crianças é entender isso, em vez de apenas ler esse texto como mera verdade. E, quando um texto aparece na internet, ainda que no blog mais obscuro, ele ganha esse aspecto de verdade, sobretudo se endossa uma opinião prévia do leitor".

O que essa discussão pode acrescentar ao que temos debatido sobre o uso das novas mídias no contexto escolar?

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