quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1ª Conferência Livre Infanto-Juvenil de Comunicação

Na perspectiva da educomunicação, realiza-se, no dia 17 de outubro de 2009, sábado, a 1ª Conferência Livre Infanto-Juvenil de Comunicação O evento ocorrerá das 9 às 16 horas, no Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1.100, São Paulo.

Os facilitadores serão jovens que participaram, em julho, da I Conferência Livre Juventude e Comunicação.

O que crianças e adolescentes acham dos programas de TV? O que fazem na Internet? Que tipo de comunicação produzem e podem produzir? Como o atual cenário das comunicações dialoga com os direitos das crianças e adolescentes?

Quando se fala em Direito à Comunicação, deve-se pensar que este direito é para todos, inclusive crianças e adolescentes, segundo a Constituição Federal. Como forma de garantir que a voz desse público esteja presente durante a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), é que será realizada a 1ª Conferência Livre Infanto-Juvenil de Comunicação, no dia 17 de outubro. O encontro reunirá cerca de 120 crianças e adolescentes comunicadores, de 6 a 15 anos, com o objetivo de elaborar propostas para as etapas estadual e nacional. O tema orientador será o direito humano à comunicação, que será aprofundado a partir dos eixos: Educar para/com a comunicação, Agente de mudança na mídia e Controle Social (Publicidade infantil).

Esta Conferência Livre surge como um desdobramento da I Conferência Livre Juventude e Comunicação, que aconteceu em julho de 2009, em São Paulo, reunindo 150 jovens de 24 Estados do Brasil, com idade entre 15 e 29 anos, para também debater e formular propostas para a Confecom. Serão esses mesmos jovens e outros envolvidos em projetos de comunicação que facilitarão as dinâmicas do dia 17. Para desenvolver a atividade, os jovens receberão uma formação em 13 e 14 de outubro, sobre os temas e as linguagens para o dia da Conferência. Todas as propostas serão concretizadas em peças de comunicação, como grafitti, fanzine, vinhetas de rádio, fotos e vídeos.

O evento vai acontecer dentro da perspectiva da Educomunicação, promovendo espaços de conversa com gestão horizontal, onde a produção de comunicação será um meio para promover a educação e reflexão sobre o tema. Do ponto de vista das instituições organizadoras este é o caminho mais eficiente e democrático de ação, tendo em vista que será um momento em que crianças e adolescentes estarão contribuindo com a construção de políticas públicas. Acreditamos que não é possível fazer política para a sociedade civil, mas sim com ela.

Detalhes: http://confecominfanto.wordpress.com/

Acompanhem: http://twitter.com/confecominfanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário