domingo, 23 de agosto de 2009

Rádio e crianças

[atividades+diversas+e+folclore+257.jpg]

Alguns cursistas têm indagado sobre projetos com o rádio voltado para crianças, e mesmo projetos de rádio infantil. Sobre esse tipo, vale a pena ver uma proposta como a apresentada num projeto no blog da professora Mari Martins Lima (aqui). Aliás, a foto acima é desse site.

Outra aproximação interessante ao tema é o site do professor Peter O'Sagae (aqui), no qual ele disponibiliza a primeira parte de sua monografia de graduação, chamada O Caracol do Ouvido - perspectivas do rádio para crianças. Leia, abaixo, um trecho do trabalho e visite o site indicado.

Na década de 1930, Monteiro Lobato e Orígenes Lessa marcaram presença na Rádio Sociedade Record, realizando palestras e lendo suas obras na Hora Infantil, um programa de auditório comandado por Joaquim Carlos Nobre, com histórias, canções e perguntas 'de cunho educativo'. Érico Veríssimo, em Porto Alegre, chegou mesmo a ter um notável programa, inteiramente seu, contando histórias para as crianças no auditório da Rádio Farroupilha... Vital Fernandes, já sabemos, criou a Escolinha de Dona Olinda para crianças, em 1936 -- mas, quando podiam, elas também não deixavam de ouvir a Vila do Arrelia.

Perguntando a pessoas que chegaram a ouvir o antigo Rádio, aqui e acolá, também é possível descobrir o nome de outros programas não-infantis eleitos pelas crianças (porém, sem data). É o caso da série O Vingador, uma transcrição radiofônica das aventuras de Zorro, personagem criada por Johnston McCulley e fartamente explorada pela indústria do entretenimento ficcional. Muitas crianças também não perdiam capítulo algum da novela Gerônimo, herói do sertão, bom exemplo de saborosa apropriação do repertório 'adulto' pelo público infantil.

Muitos heróis e aventuras povoaram o imaginário radiofônico -- e outro nome não menos importante, porém mais esquecido, é o de Jerônimo Monteiro que pertencia ao broadcasting da Rádio Difusora Paulista. Ele foi o criador e apresentador de As Aventuras de Dick Peter, série policial com episódios diários, durante o ano de 1937. Os ouvintes-mirins acompanhavam as tramas detetivescas durante a semana e, sempre às sextas-feiras, apontavam as possíveis personagens responsáveis por todo o mistério.

[...]

Porém, um vazio ocupa o registro da programação dedicada ao público infantil, na História do Rádio, essa história escrita no ar...”
Caro cursista, você tem algo a dizer sobre programas voltados ao público infantil ou projetos de rádio na educação voltados a crianças? Escreva nos comentários.

Um comentário:

  1. Acessei o blog da professora Mari Martins para ter acesso ao Projeto com Rádio que ela desenvolveu com alunos de Educação Infantil. Li e a partir dele vou procurar desenvolver um de acordo com a realidade de minha sala de aula. Agradeço a sugestão, pois do stes que andei visitando todos os projetos que li eram voltados para o ensino fundamental 2ºciclo.

    Benilde/Peruibe T23

    ResponderExcluir