Além de suas iniciativas em prol do rádio educativo, Roquette-Pinto voltou-se também às possibilidades do cinema como instrumento da educação. Nesse sentido, ele participou e esteve a frente do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), criado em 1936.
O INCE, conforme discute um artigo de Elis Galvão (aqui), foi um "órgão financiado pelo governo de Getúlio Vargas, [que] visava levar a educação aos lugares mais recônditos do Brasil. De 1936 a 1966, o instituto produziu curtas e médias metragens voltados para educação popular e divulgação de ciência e tecnologia. A exibição dos seus filmes era realizada em escolas, instituições culturais e nos cinemas, antes da projeção de longas metragens do circuito comercial".
Roquette-Pinto, que esteve à frente do instituto de 1936 a 1947, teve no cineasta Humberto Mauro um parceiro importante no INCE. São de Mauro alguns dos filmes que mais se destacam em termos de qualidade cinematográfica, sobretudo a produção do cineasta no INCE a partir do final dos anos de 1940, quando realiza vários filmes com temática rural. Entre eles, o famoso e divertido (abaixo) A velha fiar, de 1964, filme considerado o primeiro videoclipe brasileiro, no qual a música tradicional é interpretada pelo Trio Irakitã.
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