sábado, 15 de agosto de 2009

O comunicador popular, de Mario Kaplún


Infelizmente (salvo engano) nenhum livro de Mario Kaplún foi, até o momento, traduzido e editado no Brasil - embora existam artigos desse autor em revistas locais.

Desse modo, é interessante a iniciativa de alguns membros do Coletivo de Comunicadores Populares (site aqui) de traduzir o primeiro capítulo do livro O comunicador popular (1985) - disponível aqui.

Neste capítulo, Kaplún, que foi um dos primeiros autores a utilizar o termo "educomunicação", discute diferentes modelos de educação. Isso é importante, para o autor, conforme a premissa de que "a cada tipo de educação corresponde uma determinada concepção e uma determinada prática da comunicação".

Kaplún apresenta, assim, três modelos, sugerindo no trabalho pedagógico em comunicação popular (e de maneira geral) uma ênfase no último destes:
1. Educação que enfatiza os conteúdos;
2. Educação que enfatiza os efeitos;
3. Educação que enfatiza o processo.
Vale a pena ler e refletir sobre o quanto, em nossas práticas cotidianas, nos aproximamos mais de cada um desses modelos e suas implicações comunicativas.

O segundo capítulo do livro não foi traduzido ainda, mas está disponível aqui. Nesta parte do livro, Kaplún irá discutir a "comunicação na ação popular", e dá muitas sugestões para o desenvolvimento de trabalhos educativos com os meios de comunicação, inclusive o rádio (ver páginas 95-97).

Nenhum comentário:

Postar um comentário