sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dez conselhos de Mario Kaplún para "Radialistas Apasionadas y Apasionados"

Quem alguma vez já se aventurou a fazer rádio, teve que aprender por experiência a não esquecer nunca esta simples verdade: todo aparelho receptor tem dois botões, um que serve para desligar e outro para mudar de estação. Assim, se nosso programa não consegue suscitar o interesse do ouvinte, nada mais fácil que silenciar-nos. Ou substituir-nos por uma música.”
O site "Radialistas Apasionadas y Apasionados" compilou dez recomendações do estudioso argentino Mario Kaplún (1923-1998), que são bastante úteis em termos do trabalho de capacitação radiofônica. A primeira, acima, é do livro El comunicador popular (Ciespal, Quito, 1985).

Outra, muito interessante, do livro La Educación por la Comunicación (Unesco-Orealc, Chile, 1992), envolve uma reflexão mais ampla sobre a educação, dimensionando o real papel das mediações tecnológicas na mesma.

A educação de adultos, seja presencial ou através de um meio, será educação na medida em que se proponha e consiga ativar as potencialidades de auto e de co-aprendizagem que se encontram presentes em seus destinatários; que estimule a gestão autônoma dos educandos em seu aprender a aprender, em seu próprio caminho ao conhecimento: a observação pessoal, a confrontação e o intercambio, a resolução de problemas, o cotejo de alternativas, a elaboração criativa, o raciocínio crítico. Assim concebida, mais que uma educação à distância, seria próprio falar de uma auto-educação orientada.”
Leia no site mencionado (aqui) as demais recomendações de Mario Kaplún e reflita sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário