sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Os Direitos Humanos e o Cinema


Cláudia Mogadouro

O tema dos direitos humanos está na pauta, não somente na área do direito, como também nas áreas de história, filosofia, ciências sociais, entre outras áreas do conhecimento. A conquista dos direitos humanos ainda está na esfera do desejo e na perspectiva de um mundo melhor a ser construído. A educação em direitos humanos vem se estruturando e o cinema é um potente instrumento nesse processo.

Até a Idade Média e início da Modernidade não havia, na sociedade dita civilizada, a ideia de que não se pudesse matar ou escravizar outra pessoa, ou ainda que crianças e velhos deveriam ser protegidos. Muitos foram mortos por conta de suas crenças e de suas ideias. No século XVIII, o chamado de Século das Luzes, filósofos propõem novos conceitos, dentre eles os “direitos naturais” ou os “direitos essenciais da pessoa”. Teve início o questionamento das desigualdades, dos maus tratos de uns sobre outros e, mesmo, dos direitos à vida digna e à liberdade, estendida a todos.

Esses questionamentos foram pilares de lutas, guerras e revoluções que resultaram em conquistas importantes que garantiram as igualdades de direitos elementares das pessoas, ou de alguns segmentos sociais. Formalizadas em leis de proteção elas integram, por exemplo, a Carta dos Direitos dos Estados Unidos ou Declaração dos Direitos dos Cidadãos dos EUA (1789-1791), resultante da Guerra de Independência daquele país, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789-1793), resultante da Revolução Francesa. Esses documentos foram saltos qualitativos nas transformações sociais e culturais desses momentos históricos. No entanto, uma lei não muda de imediato um hábito arraigado. E as leis são compreendidas e implantadas segundo visões e interesses.

Continue lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário