quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Informática na aprendizagem de arte no EF

Da esquerda para a direita: a autora do estudo Adelita Matozo, a orientadora
Profª Drª Adriana Capuchinho e o avaliador Profº Me. Marcellus W. Janes

Adelita Matozo*

A pesquisa, que teve como título O uso da informática na aprendizagem de arte no ensino fundamental, abordou o uso da informática como recurso didático-pedagógico no ensino e aprendizagem, analisando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de História da Arte na Escola Estadual José dos Santos, na cidade de Aspásia, Estado de São Paulo. O trabalho partiu da seguinte questão: “Em que medida o computador, em especial a internet, pode contribuir com o ensino de história da arte?". Investigando as práticas educativas propiciadas pela professora de arte e como ela atende o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº. 9.394/96 em utilizar as diferentes linguagens tecnológicas como forma de comunicar, expressar ideias e interagir com as diversas fontes de recursos tecnológicos verificou-se que a informática pode ser uma importante ferramenta pedagógica e que as atividades apresentadas neste trabalho abrem caminhos para inovações, atendendo o que diz a LDB e contribuindo com o ensino de qualidade.

A dificuldade que encontrei foi em relação à escrita da monografia. O exercício de escrever um trabalho científico é complexo, tendo em vista que muitas vezes já temos ideias “pré-concebidas”, e queremos confirmá-las a todo o momento. Também refletir sobre a prática didático-pedagógica na sala de aula não é tarefa simples e, analisar o projeto como pesquisadora e fundamentá-lo para realizar o estudo de caso em uma linguagem acadêmica, não foi fácil. Mas esta dificuldade foi superada, devido às orientações da Profª Drª Adriana Capuchinho, profissional extremamente competente, dedicada e uma pessoa encantadora. Para superar essas dificuldades e chegar às respostas, também foi necessário tempo, reflexão, leitura e amadurecimento. Todavia, ao final, senti a sensação de que valeu a pena. No decorrer, pude contar também com a ajuda do Profº Me. Marcellus William Janes, o qual contribuiu com questionamentos e sugestões muito pertinentes que só acrescentaram na realização da monografia.

Ao longo das orientações pude ampliar minha visão quanto à reflexão do uso da tecnologia na prática docente, antes, durante e após o processo, mantendo uma construção acadêmica constante através de muita leitura.

O curso Mídias na Educação contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, em minha prática diária consigo associar e aplicar formas de trabalho embasando-me nas teorias estudadas de maneira reflexiva. Aprendi a observar mais o trabalho com as mídias em sua essência visando à melhoria da qualidade do ensino. Foi gratificante integrar-me a esse curso que colaborou significativamente para o desenvolvimento dos meus conhecimentos nessa área da educação. Assim, um caminho apontado para a continuidade da pesquisa seria registrar, por meio de uma pesquisa-ação, a eficácia do trabalho no desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes utilizando-se das mídias como recurso pedagógico, visando ao aproveitamento do projeto nas demais áreas do conhecimento.

Por fim, espero que o estudo por mim realizado possa contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento de todos aqueles que tiverem interesse por essa temática e queiram divulgar outros trabalhos pedagógicos com o uso desse recurso, sempre em buscar da melhoria nas competências e nas habilidades dos alunos e do aprimoramento profissional.


Orientada pela professora doutora Adriana Capuchinho, a autora do texto defendeu sua monografia no dia 13 de abril deste ano.

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