quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Recursos midiáticos, estudantes surdos e aprendizagem

À direita a autora do texto, acompanhada pela orientadora
Adriana Mafra*

Minha pesquisa teve como tema “O uso pedagógico de recursos midiáticos: a interface estudantes surdos e aprendizagem”, apresentando uma proposta de trabalho seguindo a linha de Educação Inclusiva e Mídias na Educação, em que o objetivo principal se propôs a identificar os efeitos da mediação do professor por meio de vídeos de Contos Clássicos em LIBRAS frente à aprendizagem de estudantes surdos do ensino fundamental I, em especifico 1º e 2º anos, dando ênfase na compreensão e interpretação, favorecendo o aprendizado da LIBRAS como primeira língua e do Português como segunda língua na modalidade escrita de forma significativa e prazerosa.

A pesquisa foi realizada na EMEF Candida Dora Pino Pretini, em que trabalho como professora com estudantes surdos, a mídia escolhida foi o vídeo, em especifico o de Contos Clássicos em LIBRAS. Através das observações e práticas foi possível constatar que por meio de um trabalho planejado e desenvolvido com a preocupação de possibilitar uma aprendizagem significativa, o vídeo e as intervenções realizadas possibilitaram que os estudantes fizessem ressignificações de pensamentos, cognições mais elaboradas, aprimorando e fortalecendo todas as discussões em LIBRAS, e que é através dela que os surdos constroem sua aprendizagem, se constituem como sujeitos e terão condições se desenvolver plenamente.

A mídia vídeo é um recurso inesgotável, sendo que suas possibilidades são inúmeras, pois a imagem e o visual são fundamentais para o aprendizado do surdo. Algumas dificuldades foram encontradas durante esta pesquisa, entre elas destaco duas, a primeira foi quanto aos vídeos em LIBRAS, porque são poucos os vídeos que contam com a tradução e interpretação para a LIBRAS, sendo assim os materiais direcionados aos surdos ainda são escassos; a segunda dificuldade foi quanto à aprendizagem e ao desenvolvimento da língua materna dos surdos, a LIBRAS, pois como pesquisado, a maioria das crianças surdas, 90% são filhos de pais ouvintes, que não se comunicam com seus filhos através da LIBRAS. Assim, a escola acaba sendo o único lugar em que a língua circula e o aprendizado destes alunos acontece tardiamente, sendo fundamental que ocorra em escolas bilíngues.

O curso Mídias na Educação me proporcionou muitas mudanças de paradigmas, entre elas a preocupação de ampliar meus conhecimentos, visando melhorar a prática, almejando alcançar os estudantes que muitas vezes acabam apenas passando por nós educadores. Também modificou minha prática, pois as tecnologias estão ao nosso favor para que nossas aulas propiciem um aprendizado com significado e prazer, sendo assim o estudante colocará em pratica o que aprender. Hoje me apoio em todos os recursos e possibilidades tecnológicas de maneira que meu trabalho possa de fato contextualizar uma aprendizagem dialógica.

Sendo que esta pós-graduação superou minhas expectativas, inúmeras foram as possibilidades de leitura, discussões e trocas de experiências, também ressalto a minha gratidão aos tutores, em especial aos que pacientemente me auxiliaram na construção desta pesquisa, sempre solícitos e incansáveis em compartilhar seus conhecimentos.


* Orientada pela Profª Drª Maria Claudia Alves de Santana Regis, a autora do texto realizou a monografia relatada sobre a questão da educação especial e a utilização de recursos midiáticos, defendendo-a no última dia 13 de abril, dentro da quarta oferta do curso Mídias na Educação (SP).

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