quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Oito ideias para o uso de HQ em sala de aula


Acima, um infográfico com algumas ideias para o uso de HQ em sala de aula. A partir do "Leia Mais", você pode ver a tradução e detalhamento das propostas.

Via Aprendo en la Web.

Oito ideias para o uso de HQ

1. Criar a biografia de um personagem histórico: O professor pode fornecer um guia com a informação que o aluno deve procurar sobre o personagem e os alunos narram a sua vida, criando uma história em quadrinhos.

2. Criar um manual de instruções: Os alunos podem usar os quadrinhos para documentar e rever visualmente os passos de um experimento de laboratório, da construção manual de um artefato, do uso de um software, etc.

3. Explicar um conto clássico ou poema: Os estudantes podem modificar ou adaptar o enredo com um novo final, se acharem mais interessante. Eles também podem simplesmente representar o capítulo de um livro que tenham lido, quando queremos que eles façam um breve resumo.

4. Planejar exercícios que requeiram preencher espaços: O professor pode criar uma HQ sobre um assunto que está sendo estudado em sala de aula, por exemplo, alterações no estado da matéria ou as propriedades dos minerais. Os alunos devem completar, como exercício, os texto dos balões dos quadrinhos. Para isso, você pode usar ou inspirar-se em quadrinhos educativos já criados no em Science Comics, Howtoons ou modelos de Grammar Man Comic, que estão em inglês, mas podem ser utilizados, desde que se elimine o texto.

5. Ilustrar uma notícia ou evento atual ou histórico: O professor pode sugerir a leitura e representação através de quadrinhos de uma notícia interessante, um acontecimento atual ou uma entrevista imaginária entre dois personagens de diferentes épocas.

6. Documentar uma excursão ou viagem escolar: Os estudantes tiram fotos durante uma visita ou viagem escolar. No retorno à aula, utilizam as melhores fotos para ilustrar a experiência e expressar visualmente os conhecimentos adquiridos durante a visita.

7. Praticar uma língua estrangeira: Uma vez que a melhor maneira de aprender uma outra língua é conversando, a HQ oferece a possibilidade de motivar os alunos a aprender mais vocabulário para expressarem o que é sugerido por uma uma imagem. Neste caso, você pode tentar incluir frases humorísticas, expressões cotidianas e expressões idiomáticas. Se você ensina inglês, pode baixar gratuitamente uma grande coleção de quadrinhos clássicos do Digital Comic Museum e incentivar a leitura ou reelaboração.

8. Planejar o uso de uma ilustração para um projeto de sala de aula: A história em quadrinhos é muito versátil e é possível criar um pôster, uma tira simples, um convite ou o cabeçalho de um documento. Os aplicativos on-line disponíveis para esse tipo de criação, muitas vezes permitem importar nossas próprias imagens ou selecionar aqueles que já estão incorporadas. Destaca-se, especialmente neste sentido, o Pixton.



2 comentários:

  1. Adoro as HQs, e já trabalhei com um curso sobre as possibilidades das HQs na aprendizagem, vou compartilhar com os meus seguidores esta postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, veja também na nossa Bibliogafia, a parte com textos sobre História em quadrinhos e Educação. E se tiver indicações, faça nos comentários. Obrigado!
      Abs
      Richard

      Excluir