terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Mídias, Tecnologias e o Fazer Pedagógico


 Luciane Alessi de Almeida*

O trabalho de minha monografia apresenta o resultado de pesquisa realizada com professores de Educação Infantil, de um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de São Paulo, com o objetivo de investigar ações formadoras voltadas à apropriação das mídias e das tecnologias aplicadas à educação. Investigou-se práticas pedagógicas favoráveis à mudança de postura do Professor da Educação Infantil, além de propor reflexões sobre o fazer pedagógico, com a finalidade de proporcionar avanços no modo de conceber a educação e a construção do conhecimento.

Localizar uma bibliografia condizente com o Estudo de Caso proposto foi o maior desafio. Não há muitas publicações relacionadas ao uso das diversas mídias na Formação do Professor de Educação Infantil, seja na sua utilização como forma de registro da prática ou na utilização dos registros com diversas mídias para realizar uma avaliação reflexiva da prática docente. De certa forma, esta dificuldade foi superada por meio de uma bibliografia voltada aos autores e estudiosos/pesquisadores relacionados à Formação de Docentes envolvendo as mídias e tecnologias de um modo geral, e, não somente, os professores de Educação Infantil.

A realização do curso Mídias na Educação e a elaboração da monografia proporcionaram-me avanços em relação à formação docente e sua construção no cotidiano. Passei a ter um olhar mais apurado sobre as diferenças existentes na formação de cada professor e a considerá-las durante a elaboração de atividades relacionadas à formação docente nos Horários de Estudo e nas Reuniões Pedagógicas; como também, planejar atividades com abordagens diferenciadas e a utilizar diversos recursos no favorecimento à reflexão sobre a prática pedagógica e à construção do conhecimento.

Durante o processo de realização da monografia, foram de fundamental importância as críticas construtivas, a atenção e o apoio da professora orientadora.


Orientada pela professora mestre Maria Salete Prado Soares, na monografia relatada acima, a autora deu uma contribuição a uma área (a educação infantil) que, como ela nota, precisa de mais trabalhos que constituam subsídio à ação dos docentes, em relação às mídias na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário