terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
O uso do blog na Educação Infantil

Da esquerda para a direita: a orientadora Josete Zimmer,
a autora do estudo e a avaliadora Cleide Muñoz

Sylvia Conte de Oliveira*

Esta pesquisa focalizou o uso dos blogs nos Centros de Educação Infantil, com o objetivo de verificar seu uso e sua relevância no ensino para essa faixa etária. Para isso, foi realizado um estudo de caso em duas dessas instituições que mantêm blogs.

Verificou-se que o blog pode ser uma importante ferramenta pedagógica e torna-se cada vez mais comum na Educação Infantil.

A maior dificuldade encontrada para a realização deste estudo foi a falta de fundamentação teórica existente no que diz respeito ao uso desta ferramenta voltada para essa etapa da educação, mais especificamente no atendimento a crianças com faixa etária entre zero e três anos de idade.

Há alguns estudos voltados para a utilização do blog como ferramenta pedagógica, mas concentram-se principalmente no Ensino Fundamental.

A realização desta pesquisa contribuiu muito para que eu conhecesse práticas de ensino adotadas nas diversas unidades escolares, assim como os diferentes usos que se pode fazer do blog, de acordo com o objetivo de cada instituição ou professor.

Para quem está realizando o curso de Mídias na Educação, gostaria de “dizer” que aproveitem ao máximo esta oportunidade e “suguem” todo o conhecimento que seus tutores e orientadores têm para oferecer. Posso afirmar isso por minha própria experiência, pois a minha tutora esteve presente com palavras de apoio e ajudando-me na organização do meu estudo. Acredito que estes estão sempre dispostos a auxiliar e contribuir muito para a realização e concretização da monografia.

Por fim, espero que o estudo por mim realizado possa contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento de todos aqueles que tiverem interesse por essa temática, principalmente para os professores de Educação Infantil.


Orientada pela professora mestre Josete Zimmer em seu trabalho monográfico, relatado acima, a professora Sylvia buscou pensar na especificidade do blog em relação à Educação Infantil, o que ia ao encontro de seus interesses. Estudos e investigações, com essa positiva característica, têm sido a tônica das monografias concluídas no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário