quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Os blogs e a prática pedagógica


Susete Aparecida Rodrigues Mendes*

Minha monografia, com o título “Blogs: uma inovação da práxis educacional no século XXI”, teve como questão articuladora do desenvolvimento da pesquisa a pergunta se o blog contribui ou não para o processo de ensino-aprendizagem. Para realizar essa pesquisa e averiguar a hipótese, foram escolhidos dois blogs de escolas públicas de duas capitais de diferentes estados brasileiros, com realidades políticas e socioeconômicas desiguais e clientela de características culturais e necessidades distintas. Um dos blogs pesquisado é de minha autoria e o outro, de um professor de Física que atua numa escola de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa, a partir da observação e análise dos registros do blog “Serão Extra” e do blog “Clube da Leitura”, possibilitou verificar e analisar com maior clareza alguns desafios para o uso desta ferramenta na sala de aula, que vão além da falta de equipamento na escola, como também a necessidade de motivar os educadores para incorporar os blog na prática educativa, enriquecendo seu “fazer pedagógico”.

Embora a pesquisa tenha mostrado o blog como uma ferramenta que pode contribuir de forma significativa na construção do conhecimento (promovendo a aproximação e colaboração mútua entre professores e alunos, com a possibilidade de estender esse contato para além dos muros da escola e do limitado horário das aulas), mostrou também que as parcerias com os vários segmentos da escola são imprescindíveis para a obtenção de bons resultados. Assim sendo, se faz necessário levar aos demais educadores o conhecimento dessa ferramenta, mostrando estas possibilidades.

Durante a realização da pesquisa, as principais dificuldades enfrentadas foram: escrever a monografia, obedecendo às regras básicas para a produção de textos científicos, por exemplo, a transcrição de citações, inseridas no formato de citações formais ou informais, e ainda a dificuldade de fundamentar os dados observados a partir dos autores estudados. Além disso, conciliar pesquisa e carga de trabalho, uma vez que fazer as duas coisas ao mesmo tempo dificulta muito nosso desempenho, tornando mais lento o processo de produção de qualquer trabalho científico. Embora reconheça que os cursos em EAD sejam a formação ideal para quem não tem tempo disponível para assistir às aulas presenciais, o fato de ser um curso a distância exigiu também superar a “ansiedade” quando surgiam dúvidas, pois o feedback “parecia” demorar demais em função dos prazos. Para superar estas dificuldades, a disciplina no estudo e muita força de vontade foram necessários, o que sem dúvida nenhuma contribuiu bastante para aperfeiçoar minha postura profissional. Assim, durante este percurso pude refletir sobre minha formação e prática pedagógica, aprendida não só no curso de graduação, mas também no meu cotidiano. O curso Mídias na Educação foi uma oportunidade de aprimorar essas dimensões, tornando-me uma educadora consciente do meu papel de formar e mudar através da troca de conhecimento construído e reconstruído diária e constantemente.

Para aqueles que estão preparando suas monografias, recomendo uma postura resiliente perante os desafios que a serem enfrentados, pois o conhecimento é construído e desconstruído a todo o momento. Necessitamos ter humildade, ousadia, responsabilidade e coragem para enfrentar as múltiplas situações que se apresentam no percurso.


* Orientada pela professora mestre Carmem Lúcia Melges Elias Gattás, o trabalho da professora Susete, descrito no relato, faz a opção por analisar um trabalho já desenvolvido, enriquecendo a observação por meio de uma estratégia comparativa. De qualquer maneira, o que se pode notar é a tentativa importante de produzir conhecimentos para o aperfeiçoamento da própria prática pedagógica do professor que realiza a pesquisa.

5 comentários:

  1. Suas alunas Lilian e Priscila estava lá e adoramos ver nossa Professora da Faculdade de Pedagogia em ação... em uma cena que logo sera atribuida á nós!!!!!Parabens Suse Mendes!!!!!!

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  2. Sou leigo no assunto, mas penso que a melhor mídia de educação continua sendo os livros,jornais,revistas,cadernos e lápis. È claro que os meios de comunicação como: televisão,computador,rádio,celular,etc, fazem parte deste universo, mas... " penso ser um universo do perigo." Ex: meus filhos, por mais que eu peça, não leem nada, apenas contemplam imagens no computador e televisão. O exercício do cérebro é a leitura. Meu ponto de vista. Acredito que a luta dos professores é árdua em relação a isto.

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  3. Os blogs estão cada vez mais acessíveis porque permitem a todas as pessoas a compreensão do seu conteúdo, independente das limitações pessoais. O blog favorece a aprendizagem, pois trabalha com projetos significativos interdisciplinares, pesquisa na rede, com as produções de autoria e co-autoria dos estudantes, permitindo ao aluno deixar de ser apenas expectador e participar de atividades mais integradoras e contextualizadas, além de desafiar os conceitos já aprendidos. Parabéns a Suse Mendes.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Prof.Susi ,Para mim é um privilégio ter a senhora como minha professora,uma profissional excelente quando se fala sobre educação.Com certeza esse blog me auxiliara em minha prática pedagógica. Parabéns e muito sucesso! bj

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