quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Blog na Educação Infantil

Ao centro a autora, à esquerda a orientadora, a professora Kassandra
Britto, e à direta a professora Josete Zimmer.

Vilma Aparecida Rogante Orlando*

O que me motivou a esta pesquisa foi por ter fortes vínculos com a ferramenta Web 2.0 e a criação do blog “Projeto Vilma”, lançado no ano de 2010, onde são desenvolvidas algumas práticas pedagógicas envolvendo o uso de mídias na educação.

O público alvo desta pesquisa são alunos da educação infantil, de idade entre 3 a 4 anos, matriculados na Creche Educandário José Willibaldo de Freitas (Novo Horizonte-SP). As atividades e interações que ocorreram nesta instituição de ensino durante as aulas são postadas no referido blog. Nestas postagens os demais professores, pais e alunos da creche podem visualizar os conteúdos didáticos desenvolvidos com essas crianças em sala de aula, como é o caso das festividades em datas comemorativas, os passeios, as fotos, os vídeos e também as mensagens aos pais.

Este estudo objetivou avaliar as possibilidades e exigências da Web 2.0, em especial o blog, como apoio para professores e alunos em uma perspectiva de acesso aberto ao conhecimento e à comunicação com os pais, no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos, pois se acredita que essa ferramenta viabiliza significativamente a interação família, escola e comunidade.

O estudo fez uso do método qualitativo configurado por uma pesquisa-ação. Ou seja, através da abordagem de blogs educacionais, o estudo foi desenvolvido para auxiliar constantemente na reflexão e na análise da ação pedagógica, no que diz respeito aos trabalhos com os projetos educacionais realizados.

De acordo com a pesquisa em questão, das 18 famílias envolvidas, 15 delas reconheceram que o blog aproximou a escola da família, dando melhor entendimento sobre as atividades pedagógicas realizadas com as crianças. Logo, o blog, nesta instituição escolar, é a ferramenta principal como canal de interação, comunicação, pesquisa e exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

O uso do blog no Maternal II está servindo como uma metodologia de prática inovadora, promovendo a construção do conhecimento junto aos alunos, sendo que eles, todo o tempo, são protagonistas durante o processo de aprendizagem. Neste, foram pesquisas realizadas, compartilhadas, retratadas e vivenciadas por eles, engajando seus pais nas atividades desenvolvidas com seus filhos num processo de diálogo, aceitando, questionando, ajudando e assumindo desafios na arte do educar.

A respeito de criação de blogs, na área da Educação Infantil, é um trabalho com certo teor inédito, sendo os primeiros blogs criados em Novo Horizonte-SP, voltados a este público. Todo trabalho desenvolvido pode ser conferido nos meus blogs, nos seguintes endereços: www.projetovilma.blogspot.com.br e www.vilmaprojetovida.blogspot.com.br, onde foram postados resultados desta pesquisa-ação.

Quero agradecer a todos os tutores que me ensinaram tudo que hoje sei em especial a Etiane, a Kassandra e a Josete, que com suas críticas construtivas sempre me incentivaram para que aprendesse. Obrigada, ainda, a todo pessoal do curso Mídias na Educação, em especial ao professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral do curso, por meio do qual me tornei Especialista em Mídias na Educação.


* O potencial dos blogs, mesmo na Educação Infantil, é realçado pelo relato da professora Vilma, que, em sua pesquisa, sondou sua prática pedagógica, buscando perceber os resultados que sua ação estava gerando na comunidade escolar, particularmente quanto aos projetos desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário