terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Recursos midiáticos na Educação Infantil

Acima, a autora com sua família
Fabiana França Barbosa*

Meu projeto de pesquisa procurou trabalhar com a questão da utilização dos recursos midiáticos como forma de registros das atividades propostas, de avaliação do trabalho docente e do aluno. O foco desse trabalho está voltado para professores que trabalham com a primeira infância. A pesquisa foi realizada com crianças de um a três anos de uma Escola de Educação Infantil do Município de São Paulo.

Muitos professores que utilizam um ou outro recurso tecnológico em suas atividades, depois desse registro, sequer sabem o que fazer com eles, ou não o utilizam como forma de ampliar o saber, avaliar sua prática, nem tampouco aproveitá-los para a própria avaliação do aluno em suas experiências e descobertas.

Há uma expectativa diante das novas tecnologias de que teremos respostas rápidas, como se ensinar dependesse só de tecnologias. Nesse caso já teríamos encontrado as melhores soluções para o ensino há tempos. Contudo a educação e os educadores precisam caminhar e acompanhar a evolução tecnológica, utilizando todos os recursos possíveis visando à qualidade no ensino.

Durante a realização da monografia, minha principal dificuldade foi o tempo para realizar fundamentar o trabalho. Foi necessário que me afastasse do serviço para que pudesse me dedicar ao menos um período do dia para o estudo. A pesquisa realizada na unidade educacional foi tranquila, apesar de não ter tido a colaboração de todos, a quantidade de envolvidos permitiu traçar um perfil dos educadores e analisar os dados colhidos.

O trabalho possibilitou que tivesse um olhar mais atento à quantidade de recursos disponíveis para os professores e que muitas vezes são ignorados e até mesmo desvalorizados. Não sabem como trabalhar ou mesmo se prendem a ensinos e formas pouco funcionais.

Penso que ignorarmos a cultura da educação e da comunicação é não valorizar uma aprendizagem para a formação do cidadão, uma vez que a escola há muito tempo não é mais a detentora única do conhecimento. Se quisermos formar para a vida, para o futuro, precisamos aceitar que todas as fontes de informação são importantes e possuem seu valor. É preciso que se pense além, utilizando todos esses recursos e saberes a favor da educação que contempla o aluno como um todo.

Para quem está realizando sua monografia, minha dica é que o cursista procure assuntos que sejam originais, criativos na forma de abordar as mídias e tecnologias de comunicação. Diante disso, obter o máximo de informações, um bom embasamento teórico e que tenha relevância social, servindo assim como referência para trabalhos futuros que possam ser aplicados nas escolas.


Orientada pela professora mestre Queila Borges, na produção de sua monografia (“Mídias na Educação: A utilização dos recursos midiáticos pelo professor como forma de registro e avaliação na Educação Infantil”), a autora elegeu um recorte temático particular e importante, voltando seu estudo ao primeiro ciclo educativo. Dessa forma, exemplifica possibilidades de investigações sobre as mídias na educação relacionadas com esse nível, em particular quanto ao papel dos professores.

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