terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
A Videoconferência na EAD


Ruth Maria Rhein Silva*

Os limites da minha linguagem
são os limites do meu mundo.
(Ludwig Wittgenstein)

Meu trabalho teve como tema principal o estudo da videoconferência e sua utilização na educação como forma de comunicação e capacitação de profissionais da educação. O desafio de meu trabalho de monografia foi demonstrar, por pesquisa e estudo, que a videoconferência é um bom caminho, uma boa opção para socialização e democratização do conhecimento na Educação Formal.

Optando por esta ferramenta, este meio, poderemos trabalhar com a capacitação de professores, oferecer cursos em EaD e chegarmos a um número bem maior de profissionais da educação e oferecer o mesmo conteúdo e preparo para os profissionais em todos os pontos de nosso Estado de São Paulo.

Minha escolha em pesquisar e escolher a videoconferência como meu objeto de estudo foi devido ao meu trabalho em Estúdio de Geração - Videoconferência. Foi no final do ano 2000 que me aproximei da tecnologia na Secretaria da Educação, com a criação do Programa PEC Formação Universitária, um programa que visava certificar em Licenciatura Plena todo o universo de PEB I de nossa Rede Estadual de Ensino - SP. O Curso teve a gestão e a certificação de três Universidades de São Paulo: PUC–SP, USP e UNESP, diplomando quase 7.000 professores. O trabalho foi avaliado por instituições externas com louvor e, por conta deste sucesso, foi criado em 2003 o Programa de Educação Continuada a Rede do Saber.

A oportunidade de conviver com a tecnologia, me permitiu despertar para o desejo de conhecer mais teoricamente esta forma de comunicação, de modo a teorizar minha prática. O fato de estudar, levantar dados e indicadores, foi a forma de melhor compreender e fundamentar as ações e com isso entender esta relação, este binômio, tecnologia e educação.

A videoconferência é um recurso, um meio, que consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local, como define WhatIs, um dos teóricos em que me apoiei durante a pesquisa. Portanto, a pesquisa permitiu levantar resultados palpáveis do trabalho pedagógico nas escolas por meio das videoconferências, e perceber o quanto esta ferramenta pode contribuir para a educação e formação de professores usando recursos de EaD.

O modelo escolhido para o trabalho foi a pesquisa qualitativa, sendo escolhidas duas Diretorias de Ensino: Centro Sul e Centro Oeste, onde, por meio de interação com os educadores e aplicação de questionários (25 questões Google Docs online), pude observar e levantar dados para que fosse possível refletir e criar um juízo de valor sobre a escolha da ferramenta videoconferência.

Podemos justificar a escolha da forma de pesquisa: “A pesquisa qualitativa, utilizada para interpretar fenômenos, ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação” (BULMER, 1977).

Atualmente, não estou estudando ou dando continuidade a este trabalho. Penso, no futuro breve, me aprofundar, quem sabe, partir para um mestrado neste segmento.

A maior dificuldade que percebi no trabalho foi o pouco material produzido e publicado sobre videoconferênciade de forma geral e em específico encontrarmos ações relacionadas à educação.

São poucas as vivências e estudos relatados nesta área do conhecimento. Na verdade, o modelo usado hoje, pelo programa Rede do Saber, para o trabalho de sessões de videoconferência, foi construído dia a dia, desde o ano 2000, baseado na vivência e experiência de nossa equipe: gestores, redes e produção da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e SE, que estiveram sempre presente nos apoiando e nos dando votos de confiança, para que, hoje, possamos dizer que este programa tem um formato, uma jeito de fazer específico e personalizado. O mais importante é que, podemos dizer, está incorporado à nossa Rede Estadual de Ensino, como a pesquisa realizada na monografia constatou.

O melhor momento foi perceber que o trabalho desenvolvido, de minha parte, quase empiricamente, tenha conseguido atingir imensa instituição como a Rede Estadual de Ensino em seus 645 municípios, uma rede de escolas estaduais com mais de 5.300 unidades, num total de 300.000 funcionários e mais de quatro milhões de alunos. Portanto, nos faz pensar que o problema de comunicação entre os pares em busca de qualidade na educação pode ser resolvido com uso das TIC, e da videoconferência em particular, para encurtar as distâncias, facilitar as ações, socializar o conhecimento e democratizar a informação


O Programa Rede do Saber é um dos pioneiros no Brasil e no Mundo, usando a videoconferência na educação. Temos poucas experiências publicadas e poucos links voltados para este tema na internet. Por vários momentos da monografia, me voltei para minha vivência de trabalho e fui costurando meu trabalho lendo os estudiosos sobre tema. Realmente, foi um trabalho de construção e reflexão a partir do qual eu tive a oportunidade de fundamentar a cada momento minhas ações e práticas.

Principalmente teorizar e estudar a bibliografia existente (ainda em construção, e tive dificuldades em conseguir material produzido e editado para estudo), conheci e estudei autores que me esclareceram teoricamente e fundamentam hoje minhas ações.

Por exemplo, estudando consegui definições sobre o trabalho com Santos (1998), que tem estudos sobre a videoconferência e nos quais são apontados como positivos aspectos do uso da videoconferência na educação, que eu vislumbrava de forma empírica, antes do curso, e estudando pude refletir sobre os mesmos, como:
  • economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial;
  • economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens;
  • mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente;
  • uso do streaming, para que o conteúdo possa estar disponível, via internet, para qualquer parte do mundo.

Aconselho a quem faz a monografia: pense sempre, meu trabalho será de grande valia para meus colegas educadores que procuram, todos os dias, com seu trabalho e dedicação em sala de aula, uma solução para melhorar este imenso país que tanto busca uma educação plena e democrática onde todos possam receber conhecimento com a qualidade e a dignidade que todos os nossos alunos merecem.


Orientada pelo professor doutor Claudemir Viana, a professora Ruth Maria Rhein Silva, participante da primeira oferta do curso Mídias na Educação, em sua monografia (“Videoconferência: caminho para socialização e democratização do conhecimento na Educação Básica”) buscou construir conhecimentos que embasassem mais a sua própria trajetória profissional. Como mostra o texto acima, ela tem sido uma das pioneiras no uso da videoconferência de caráter educativo.

2 comentários:

  1. Parabéns, Ruth! Admiro muito seu trabalho. De fato, as videoconferências ajudam muito a dinamizar a EaD e a registrar momentos importantes para a continuidade das discussões. Tomara que sejam mais utilizadas a cada dia! Abraços, Susana.

    ResponderExcluir
  2. Ruth, que posso dizer além de parabéns???? Ninguém melhor do que você para falar desse tema "videoconferência". Que DEUS te abençoe. Sheila

    ResponderExcluir