terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
O uso da lousa digital


Lucimeia Ivizi*

Participei do Curso online sobre A linguagem audiovisual na escola – uma ação educomunicativa – Educom.TV em 2002 e início de 2003. Trabalhava na rede Estadual de Ensino de São Paulo, em São Paulo – capital. Foi muito construtivo entrar em contato com o conceito de educomunicação que, naquela ocasião, não tinha ouvido falar e também nunca tinha pensado sobre a importância do bom uso da TV para a aprendizagem dos alunos. Tivemos um encontro presencial em Águas de Lindóia, durante uma semana, em um hotel maravilhoso e com palestras e cursos muito interessantes. Recebi o atestado de Especialista em Educomunicação em março de 2003 e me senti privilegiada com esta oportunidade.

Trabalhando na rede municipal de Educação de Orlândia –SP, no cargo de professora de Ciências do ensino fundamental, em 2008 recebi o convite para participar do Curso Mídias na Educação. Sabendo que os órgãos responsáveis seriam NCE-ECA/USP, MEC e Universidade Federal de Pernambuco, confirmei minha participação sabendo da qualidade do curso online no qual estaria participando.

Ao longo do curso aprendi assuntos novos, aprimorei conceitos pedagógicos, melhorei as habilidades na informática, busquei novos caminhos para o uso das mídias na educação, entre outros benefícios. Foi um curso longo, com muita leitura e oportunidades de divulgação de ideias.

No que concerne à monografia, o percurso foi um pouco complicado, pois no projeto estava com o tema Rádio e, por motivos diversos, precisei modificá-lo para Lousa Digital. Esta mudança, apesar de repentina e necessária, trouxe uma grande contribuição para minha prática escolar. Trabalho em um município que investiu em lousas digitais para todas as salas de aula do ensino fundamental II (6º ao 9º anos). Portanto, nada mais gratificante do que ler, investigar, dialogar, indagar e registrar tudo sobre o uso da lousa digital no cotidiano escolar.

Assim, acredito que a meta de transformar o professor de ensino fundamental em professor pesquisador foi alcançada. Longe de ser uma pesquisadora acadêmica, considero-me uma pesquisadora da própria prática. Temos muito trabalho a realizar! Quanto mais repensarmos sobre as Mídias, mais iremos investigar e contribuir para novas práticas.

Quero aproveitar para agradecer a todos os tutores, orientadores e coordenadores do curso e desejar muita prosperidade nas novas etapas de formação dos demais colegas de curso.


A professora Lucimeia Ivizi, que havia participado anteriormente de formação do NCE/USP, concluiu o curso Mídias na Educação, realizando uma monografia (“A Lousa Digital como Recurso Didático na EMEB Maurício Leite de Moraes”), orientada pela professora mestre Maria Isabel Leão, em que pensa, baseada em sua própria prática, no uso da lousa digital na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário