Cristina Varanda*
A ideia de minha monografia foi a de investigar o que os professores da educação infantil e de ensino fundamental da rede pública de Santos sabem sobre informática e se a utilizam para o desenvolvimento de seu trabalho, assim como verificar quais as mídias que os professores costumam utilizar para o desenvolvimento de seu trabalho e de que forma as utilizam. A metodologia foi a seguinte:
Sujeitos:
26 professores de três escolas municipais (4 de educação infantil, 7 de ensino fundamental I e 15 de ensino fundamental I e II).
Material e procedimento:
Questionário respondido pelos professores investigando 1) informações iniciais; 2) habilidades informacionais; 3) uso das NTICs para a docência e 4) práticas educativas com mídias.
As respostas foram escritas no próprio questionário e sintetizadas em planilhas de dados. A análise estatística foi feita por meio do programa Minitab, em sua versão 15.0.
Para a classificação das respostas dadas sobre as competências digitais e informacionais (2ª e 3ª partes do questionário) foram utilizados os critérios de competências digitais e informacionais propostos por Azevedo et. al. (2011).
Os resultados foram:
- Os professores fazem uso da informática há mais de 10 anos, mas em casa.
- A possibilidade de ele ser o protagonista das aulas desenvolvidas nos laboratórios de informática, a possibilidade de acesso e uso de um portal educacional podem, também, contribuir para o uso dessas NTICs nas escolas de maneira eficaz.
- A mídia impressa foi apontada como a mídia mais utilizada pelos professores, mas com uso apenas instrumental.
- Quanto ao uso que é feito das mídias utilizadas nas escolas, a informática foi a mídia cujo maior nº de respostas foi do tipo “prática educomunicativa”. Ainda assim, em número muito reduzido (menos de 20%) das respostas.
- A frequência diária de acesso à internet, assim como a frequência de uso de um portal educacional mostraram relação com o uso dos professores das NTICs para o desenvolvimento de seu trabalho na escola.
- Os professores dessa amostra não utilizam as mídias investigadas nas escolas como práticas educomunicativas.
Quanto às possibilidades de intervenção resultantes da pesquisa, em verdade, sugeri à Secretaria de Educação algumas modificações no formato do uso dos laboratórios de informática. Algumas chefias se empenharam em tentar concretizá-las, mas há algumas dificuldades e resistências. Talvez, isso possa ser feito no próximo mandato. O que importa é que os dados da pesquisa estão disponíveis para a Secretaria.
Acho que o principal conselho que daria a quem faz a monografia é que a pesquisa que se pretende fazer deve ser de interesse genuíno do pesquisador, na tentativa de responder a questões que o incomodem ou para pensar em soluções para problemas e impasses no dia-a-dia da escola. Fazer as atividades propostas dentro dos prazos e estender as leituras para além do que o curso indica é um bom caminho.
* A professora Cristina Varanda, que iniciou o curso na primeira oferta, foi orientada pelo Prof. Dr. Claudemir Viana, realizando uma investigação que resultou numa monografia (“O Perfil de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Uso das NTICs nas Escolas”) sobre como se dá a apropriação das TICs por professores em Santos. Como ela explica no texto acima, seu trabalho, produzido com muito rigor e competência, apresenta contribuições que podem sugerir aperfeiçoamentos na realidade, quanto ao aspecto estudado.
Cristina Varanda
ResponderExcluirFoi uma alegria ver seu trabalho postado no Blog de nosso curso.
Espero encontra-la em novos desafios.
Parabéns!
Ruth Rhein
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Ruth! Só agora vi sua resposta. Foi, com certeza, muito legal ver o seu também. Espero, também, reencontrá-la.
ResponderExcluirSucesso para você!
Cristina Varanda