sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
O computador e a alfabetização infantil

A partir da esquerda: a autora e os professores
Josete Maria Zimmer e Robinson Janes

Maria da Graça Ignaccolo Kehdy*

Meu trabalho procurou pensar sobre como utilizar o computador para a aquisição da alfabetização e do letramento nas séries iniciais, de acordo com a função da escola, que é formar cidadãos críticos inseridos no mundo. Teve como objetivos: transformar o espaço da sala de aula em um espaço de investigação, reflexão e transformação de conhecimentos, de modo a interagir com o novo, e relacionar o que se sabe com as novas aprendizagens.

Constatou-se que, para que isto ocorra, a função do professor passa a ser de mediador de aprendizagens, pois esta geração já nasce “nativa digital”, com uma curiosidade investigativa sobre o novo, sem medo de explorar. Assim, ela precisa utilizar as ferramentas do computador de forma produtiva, pois sabemos que, a partir dele, se tem um recurso infinito para ampliar conhecimentos.

Realizei a pesquisa com meus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2011, que apresentavam diferentes hipóteses de escrita (pré-silábicos, silábicos, silábico-alfabéticos e alfabéticos), propondo em alguns momentos atividades individuais e, em outros, atividades em duplas produtivas.

O trabalho ocorreu na sala de informática com a utilização de diferentes sites como Portal da Turma da Mônica, Ruth Rocha, brincadeiras cantadas, modo de viver de diferentes animais, animais em extinção, portal Aprende Brasil, Google e vídeos do YouTube, tendo a pesquisa como uma das fontes de exploração.

Todos estes acessos contemplaram as leituras nos mais diferentes contextos e em diferentes estruturas textuais. Na escrita o uso do computador oportunizou a produção de diferentes tipos de textos utilizando o Word, onde houve apropriação da digitação e dos recursos que ele oferece, além de tornar a revisão de textos muito mais motivadora uma vez que não foi necessário reescreverem tudo novamente e sim só corrigirem as partes que deveriam ser mudadas.

No final deste trabalho ficaram visíveis os avanços que os alunos tiveram, respeitando a individualidade do grupo nos mais diferentes momentos.

Os recursos tecnológicos mudam muito rápido e para inseri-los no contexto escolar o educador necessita de capacitações constantes. Como não quero ficar estacionada estou em busca de novas capacitações que envolvam os recursos disponíveis na escola em que trabalho.

Realizar o curso Mídias na Educação e finalizá-lo com êxito não foi fácil. Falta de tempo, muita leitura, insegurança por ser minha primeira monografia, dificuldades em encontrar material relacionado com a alfabetização e o letramento nas séries iniciais para a fundamentação teórica. Mas, com uma disciplina de horário, seleção do material relacionado com o tema e uma ótima relação com minha orientadora, que sempre esteve disponível, mesmo nos domingos à noite, para conversas e orientações, fui superando obstáculos e concluindo meu trabalho com segurança e responsabilidade.

Esta formação me trouxe um novo olhar para as mais diferentes mídias, hoje, quando vou utilizar qualquer uma delas em meu trabalho diário com os alunos, preparo minhas aulas com antecedência, pensando nos objetivos que quero alcançar e o que pretendo que meus alunos aprendam. Tenho a preocupação em integrá-los no contexto social.

Sei que assim como eu, muitos quando chegam ao módulo de monografia pensam em desistir; é trabalhoso, tem as exigências das normas, várias revisões são necessárias, e mesmo depois da defesa vemos que algumas falhas ainda permaneceram, mas o orgulho de conseguir completar o trabalho e realizar uma boa defesa não tem preço.


* Orientada em sua monografia (“O computador aliado ao letramento e à alfabetização”) pela professora mestre Josete Maria Zimmer, a professora Maria da Graça Ignaccolo Kehdy investigou seu contexto, sua prática, naquilo que temos incentivado, no que diz respeito ao uso das mídias. Seu trabalho que, ao que tudo indica, produzirá efeitos positivos em sua docência, foi defendido em 14 de julho deste ano.

2 comentários:

  1. Parabéns amiga Graça...sei o quanto você lutou por isso e conseguiu!!! Agora é só colher os frutos deste excelente trabalho!!! Beijos

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  2. Boa Noite,

    Gostei do seu blog, acredito que os arquivos apresentados nele vão me ajudar a organizar meus estudos para a elaboração da monografia. Sou aluna da pós graduação em Mídias na Educação do IFSC.
    Caso vc já conheça obras que apoiem a ideia das Mídias na Educação Infantil gostaria que me enviasse por e-mail: luciananeidert07@gmail.com

    Obrigada

    Luciana Neidert

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