quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
Propaganda e Língua Portuguesa
Débora Alves da Cunha Mendes*
As propagandas estão presentes na realidade social e escolar dos estudantes, porém, muitas vezes, eles desconhecem a intencionalidade da linguagem publicitária, tornando-se mais suscetíveis à sua influência. Assim, o objetivo do trabalho foi aprofundar o estudo sobre a relação entre mídia e educação, a partir da reflexão sobre o uso da propaganda impressa em sala de aula.
A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. A partir dos conceitos propostos por autores que tratam de gêneros discursivos, leitura, mídia impressa e propaganda, foi realizado um estudo reflexivo, a fim de propor um método de leitura e produção de propagandas adequado, do ponto de vista teórico e metodológico, para aplicação em sala de aula.
Dessa forma, podemos considerar que a principal contribuição desse estudo foi a apresentação de uma proposta de trabalho pedagógica mais refinada do ponto de vista teórico e metodológico, que buscou contemplar a tríade leitura- produção-divulgação, criando condições para que os alunos convivam de forma positiva com a propaganda, sem se deixarem ser manipulados.
A pesquisa poderá ser ampliada por outros pesquisadores, já que, em razão do pouco tempo disponível, não foi possível aplicar a nova proposta em sala de aula. Assim, um caminho apontado para a continuidade da pesquisa seria averiguar, por meio de uma pesquisa-ação, a eficácia do escopo do trabalho no desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes.
Principais dificuldades
Acredito que o exercício de escrever um trabalho científico é árduo, tendo em vista que muitas vezes já temos ideias “pré-concebidas”, que queremos a todo momento confirmá-las.
Minha principal dificuldade foi encontrar respostas para os questionamentos feitos pela orientadora nos momentos de dúvidas. Ela nunca me deu respostas prontas; quando acreditava que eu não estava no caminho certo, ela me questionava. O questionamento da orientadora, visando essa desconstrução, muitas vezes parecia um enigma.
Para superar essas dificuldades e chegar às respostas, precisei de tempo, reflexão, leitura e amadurecimento. Todavia, ao final, senti a sensação de que valeu a pena “quebrar a cabeça”.
Mídias na Educação, trabalho monográfico e prática pedagógica
Escolhi um tema da minha área de atuação: análise e produção de propagandas no ensino da Língua Portuguesa. Assim, esse trabalho científico tornou-se um instrumental para as minhas aulas, ampliando a minha visão sobre a articulação entre Educação e Comunicação.
Meu conselho para quem está fazendo o curso e escrevendo a monografia: seja persistente!
A professora Débora defendeu recentemente sua monografia (“Mídia impressa: análise e produção de propagandas no ensino de Língua Portuguesa”) no Mídias na Educação, orientada pela Profª Mª Silene de A. G. Lourenço, e em seu relato reforça a necessidade do professor pesquisador buscar respostas aos questionamentos colocados pela prática da investigação, discutindo com o orientandor, e preocupando-se com a adoção de uma atitude efetivamente reflexiva, que coloque em xeque suas “certezas”.
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