Maria Izabel de Araújo Leão*
O segundo fascículo da Coleção Ensinar e Aprender do Programa Aceleração da Aprendizagem – Arte e Cultura: o audiovisual apresenta propostas para que os professores trabalhem com seus alunos a produção audiovisual na escola. O texto tem como objetivo levar o jovem a vivenciar como autor a produção de vídeos (são feitas três propostas: videoclipe, documentário e vídeo interativo) para internet, com tecnologias acessíveis, de forma colaborativa. A estratégia proposta é que o jovem não aprenda somente a técnica, mas perceba os valores, as atitudes e as condutas éticas necessárias para exercitá-la em diferentes situações.
No primeiro momento do fascículo, são trabalhados conteúdos sobre a história do cinema, explicando como este transitou entre o registro analógico e a arte digital. Discute ainda como o surgimento da TV e do videoteipe influenciaram a produção e circulação das produções audiovisuais.
Indica que o receptor, ao participar ativamente do processo comunicacional, troca significados sobre as mensagens em suas práticas cotidianas. “São os receptores que atribuem diferentes sentidos para o conteúdo veiculado pela mídia. Como as trocas simbólicas acontecem em diferentes âmbitos, inclusive na escola, o professor exerce um importante papel de mediador dessas trocas, isto é, interpreta a linguagem simbólica presente nas produções audiovisuais e cria espaços para que a troca de sentidos entre todos aconteça. Por isso, seu papel é de fundamental importância na formação crítica dos alunos”, ressalta a autora deste fascículo, Márcia Coutinho R. Jimenez.
A autora destaca também a importância de se trabalhar colaborativamente, o que não significa cada aluno fazendo sua parte para juntá-las no final.
Márcia sugere algumas práticas para orientar uma discussão sobre como trabalhar com vídeo na sala de aula; conversa sobre gêneros audiovisuais; detalha alguns exercícios prévios antes de se iniciar o processo de captação de imagem com os alunos, e apresenta três atividades para serem realizadas.
A primeira atividade é a produção de uma peça audiovisual interativa, que pode ser dividida em alguns momentos: roteiro, criação de imagens para animação, animação e edição de imagens, publicação do vídeo na internet e construção dos links.
A autora propõe esse mesmo formato de produção para videoclipe e documentário, finalizando o fascículo com sugestões para apresentar as produções na escola de modo que todos possam apreciá-las.
* Jornalista, especialista em Gestão da comunicação e mestre em Comunicação pela ECA/USP, orientadora do curso Mídias na Educação.
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