sexta-feira, 25 de maio de 2012

A queima de livros no Arizona


Já se comentou aqui o banimento de livros de Paulo Freire e outros autores no Arizona, nos EUA. Em fevereiro deste ano, o educador Henry A. Giroux, que foi colega de Freire, tendo escrito trabalhos com ele, escreveu um texto sobre o fato -- Book Burning in Arizona --, contextualizando-o. Segundo Giroux, o que se vê nos EUA é um movimento no qual:

O ressentimento e o desprezo pela igualdade atravessam o fanatismo com tais forças que impulsionam políticos conservadores e burocratas anti-público, para punir os marginalizados pela raça e etnia, enquanto buscam também eliminar aquelas esferas públicas, órgãos de conhecimento e relações sociais que dão voz a histórias complexas de diferença e as aos múltiplos níveis culturais e de corpos de conhecimento que permitem aos designados sem voz narrar suas histórias. As políticas que acompanham esta política de ressentimento, intolerância e desprezo para com aqueles considerados patológicos e descartáveis promove uma forma de  anti-intelectualismo racista-flexionado, cujo objetivo é regulamentar as ideias, indivíduos e grupos que oferecem uma diferente -- e, muitas vezes, crítica -- leitura da paisagem histórica, política, cultural e a social."

Vale notar que outros artigos de Giroux também são encontrados na internet, e vários deles estão organizados no site do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário