quarta-feira, 28 de março de 2012

Resenha
Televisão Digital: Informação e conhecimento

Maria Lúcia de Andrade Souza*

O Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) lançou o livro Televisão Digital Informação e Conhecimento (disponível on-line), organizado por Maria Cristina Gobbi e Maria Teresa Miceli Kerbauy, em 2010 com o objetivo de esclarecer profissionais, pesquisadores, educadores e telespectadores sobre a Televisão Digital, que teve a sua implantação no Brasil em dezembro de 2007.

O livro possui quinze capítulos e apresenta uma linguagem clara e objetiva, os capítulos são divididos em duas partes: na primeira, que compreende do primeiro ao nono capítulo, são desenvolvidos temas relacionados à cultura, diversidade e tecnologias; entre esses temas, encontramos Nativos Digitais, Políticas de Informação, Construção de Redes, Educação, TV Digital Interativa e Produção de Conteúdos Audiovisuais, entre outros. A segunda, que compreende do décimo ao décimo quinto capítulo e traz experiências, embates e processos, entre eles, os desafios no processo da implantação da TDT (TV Digital Terrestre), TV Digital no Pará, que teve grande repercussão na mídia local, “É preciso visualizar suas potencialidades e refletir sobre as formas como o novo padrão de televisão atenderá às necessidades da região” (p. 236) e também a transição do sinal analógico para o digital, o switch-off (apagão analógico), que é o encerramento das transmissões analógicas, na Europa e no Brasil.

O livro traz uma breve história da TV no Brasil e o processo da implantação da TV Digital desde o início, em 1991, época que o Ministério das Comunicações criou uma comissão com objetivo de acompanhar a introdução da tecnologia da TV Digital no mundo e apresentar propostas para escolha do padrão de TV Digital a ser adotado no Brasil. Também são citados outros padrões, adotados em diferentes países e relatadas algumas experiências na Europa e Estados Unidos.

Alguns capítulos tratam sobre as funcionalidades da TV Digital, multiprogramação, mobilidade, portabilidade e as aplicações interativas em que o telespectador ganhará autonomia e passará a ser usuário, através da interação com a programação ou mesmo com outros usuários, podendo utilizar serviços como, por exemplo: bancários, do governo, fazer compras, consulta de e-mails, etc.

A publicação nos dá uma visão ampla sobre a TV Digital, realiza uma abordagem crítica e reflexiva sobre o tema, pois foi elaborada por profissionais de várias áreas do conhecimento do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital. Entre essas, podem ser destacadas as áreas de Comunicação Social, Educação, Economia, Engenharia, Ciência Política e Ciência da Computação.

São apresentados no livro os desafios da TV Digital em relação aos Nativos Digitais. Embora a TV esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros, os jovens que são da geração da conectividade e de interatividade não se interessam tanto pela unilateralidade do meio; a obra traz a relevância da TV Digital para esses jovens de hoje. E relata também de que maneira a TV Digital pode contribuir para a inovação na educação e qual seria o papel do professor inserido nesse contexto.

Podemos encontrar nesta obra respostas para diversos questionamentos, entre eles: Por que as empresas de radiodifusão defendiam que o modelo adotado no Brasil fosse o ISDB-T, o japonês? Por que o modelo atual é tão atrativo para as emissoras de televisão? Quais são as vantagens da TV Digital? Como as TVs Públicas Educativas podem garantir o acesso e a utilização de todas as funcionalidades da TV Digital?

Esta obra oferece muitas reflexões, entre elas, segundo as autoras, na nossa sociedade, onde a desigualdade social prevalece, as tecnologias podem mediar as relações e possibilitar a promoção e inclusão social, dando mais autonomia ao cidadão.


* Pedagoga, especialista em Mídias na Educação (NCE/USP-UFPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário