sábado, 5 de junho de 2010

Henry Jenkins: cultura participativa e novas alfabetizações

Embora os estudos mais conhecidos de Henry Jenkins, principalmente no Brasil, estejam ligados à chamada "cultura da convergência" e conceitos como o de "narrativa transmídia", ele também tem se dedicado a pensar a educação, sob o panorama de mudança cultural dos dias de hoje. Para Jenkins, as transformações mais significativas não dizem respeito às tecnologias em si, mas às práticas sociais e culturais que surgem ao redor dos meios, que possibilitam diferentes modos de construir a experiência.

Nesse sentido, ele é crítico de uma pedagogia que se fecha aos meios de comunicação, defendendo que a internet, por exemplo, pode favorecer uma "cultura participativa", na qual exista a troca de experiências entre pessoas e a produção cultural por parte delas, e não apenas consumo. Para isso, o papel da escola em "novas alfabetizações" é importante. No vídeo abaixo, você pode ver a exposição de algumas ideias de Jenkins sobre a educação. Existem ainda entrevistas, como essa de 2008 (aqui) e essa outra de fevereiro deste ano (aqui), ambas em espanhol, no qual ele discute o tema. No blog do autor também há postagens (como essa aqui), em inglês, falando sobre educação.


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