terça-feira, 6 de outubro de 2009

Quão confiável é a Wikipedia?

Ficheiro:Umberto Eco 01.jpg

O professor de semiótica, crítico literário e romancista italiano Umberto Eco publicou um artigo discutindo - a partir de seu próprio caso - os limites da informação na Wikipedia, sob o ponto de vista da confiabilidade.

Leia um trecho, abaixo:

Quando eu a uso, emprego as técnicas utilizadas pelos acadêmicos profissionais: leio sobre um determinado tópico na Wikipedia e depois comparo a informação com material encontrado em três ou quatro outros sites. Se o fato for confirmado por três fontes diferentes, então há uma boa possibilidade de que seja verdade - mas fique atento para os sites que são parasitas da Wikipedia, porque eles simplesmente repetem os erros.

[...]

Esses são métodos de um acadêmico que aprendeu como descobrir os fatos ao comparar as fontes. E os outros? Os crentes? As crianças que usam a Wikipedia para suas tarefas escolares? Tenham em mente que o que eu escrevi aqui sobre a Wikipedia é verdadeiro para qualquer outro site. Tanto assim que já faz um certo tempo que venho defendendo o estabelecimento de um centro de monitoramento da internet no qual um comitê de especialistas conceituados revisaria e avaliaria os sites por sua confiabilidade e precisão.”
Essa reflexão (cuja íntegra está aqui) é válida para que os professores e cursistas do Mídias na Educação percebam, mais ainda, o importante papel de mediadores da informação obtida na rede, por parte de seus alunos, que eles possuem.

Essa atitude é válida, tanto para proporcionar uma disciplina de pesquisa aos estudantes, quanto para favorecer uma visão crítica aos dados obtidos e ao que eles dizem. Nessa linha, o rigor na coleta e referência das fontes que os estudantes utilizam, é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário