Essa é conclusão de um artigo do prof. Ismar de Oliveira Soares, publicado na revista Carta Escola (íntegra aqui), Edição 37 de 10/06/2009. O texto fala bastante do projeto Educom.rádio, sobre o qual muitos cursistas têm demonstrado interesse. Em futuras postagens indicaremos mais leituras sobre esse projeto, que oferecerão mais elementos para refletirmos sobre o tema, além do que já é discutido no texto do Módulo Rádio.As diferentes modalidades da integração do rádio à educação vêm ganhando um diferencial que as une: a possibilidade de que se transformem em um 'prática educomunicativa'. O fato ocorre quando o uso da linguagem radiofônica se integra a outras linguagens; quando se garante, em igualdade de condições, o protagonismo do educador e do estudante; quando, finalmente, o uso do rádio, de uma forma democrática e participativa, passa a significar a vontade política da escola em reconhecer a importância de se trazer a comunicação para o centro dos processos educativos. Experiências como a do Educom.rádio apontam para a novidade de que o velho rádio continua sendo uma excelente opção quando se quer pensar numa educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. Essa é a lição a ser apreendida, refletida e convertida em novas experiências.”
Além disso, falaremos aqui de outros projetos envolvendo o rádio e a mídia sonora na escola. Você tem sugestões e indicações interessantes? Escreva nos comentários.
Nessa linha, vale notar que a mesma edição de Carta Escola que publicou o artigo do prof. Ismar traz um texto com um sintético passo a passo para produzir rádio na escola (aqui) e outro que fala do uso das tecnologias no projeto Nas Ondas do Rádio (aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário