quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rádio e cinema - II

Na postagem anterior, foram mencionados alguns filmes estrangeiros que abordam, de algum modo, o rádio. Porém, o cinema nacional também tematiza ou, pelo menos, mostra o veículo. No artigo O cinema brasileiro e o registro das expectativas tecnológicas radiofônicas (1930 à atualidade) (disponível aqui), a professora da PUCRS Doris Fagundes Haussen analisa 15 filmes brasileiros com o rádio em seu enredo.

Entre eles, o interessante drama - baseada na experiência real da Rádio Favela de Belo Horizonte - Uma onda no ar (direção: Helvécio Ratton, 2002), que mostra as dficuldades de uma rádio comunitária e as possibilidades participativas e democráticas que ela apresenta. Veja o trailer deste filme, abaixo.



Existem também documentários brasileiros que discutem o rádio, como o filme, produzido em 2006, Na era do rádio, dirigido por Gil Baroni e Marcos Avellar. Neste documentário, algumas as cantoras do rádio - Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcante - falam sobre os anos dourados do veículo no Brasil, como mostra o trailer abaixo.

Um comentário:

  1. Só pelo trailer fiquei instigada em assistir ao filme...penso que que esta é uma ótima estratégia de sensibilização p/ iniciar projetos com rádios em escolas como a minha sem nenhuma experiência, por mais remota que seja, nessa área.

    ResponderExcluir