quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Unidades de Conservação da Bahia terão formação educomunicativa

A educomunicação vem consolidando sua caminhada no sentido de converter-se em política pública. Além da Lei Educom, na cidade de São Paulo, em nível municipal, e da Lei Educom, no Estado do Mato Grosso, em nível estadual, temos, em nível federal, o Programa de Educomunicação Socioambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que se desdobra na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA).

É justamente no âmbito federal que o Parque Nacional do Descobrimento e a Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, no extremo Sul da Bahia, sob a responsabilidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes), estão desenvolvendo uma iniciativa de educação ambiental diferenciada na região: comunidades que vivem no entorno das duas Unidades de Conservação (UCs) vão receber, a partir de agosto, formação para desenvolver jornais comunitários onde os próprios participantes irão produzir textos e fotografias.

O trabalho será desenvolvido por uma consultoria contratada pelo ICMBio, em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos/ Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PRODOC/PNUD).

A formação será realizada em oficinas para as comunidades de Pontinha I, II, Riacho das Ostras e Primeiro de Abril, no Parque Nacional do Descobrimento. Na Resex Corumbau, vai envolver participantes de Cumuruxatiba, Corumbau, Barra Velha, Veleiro, Imbassuaba e Caraíva. São comunidades de pescadores artesanais e agricultores familiares.

A proposta é que esse grupo planeje a criação do jornal e proponha formas de continuar o projeto por conta própria. O papel da consultoria é o de mediar esse processo, com foco na continuidade do processo de educomunicação pela própria comunidade. Em novembro, está previsto um encontro entre esses repórteres comunitários e os comunicadores da imprensa local, para compartilhar experiências e propôr parcerias

Um pouco sobre as Ucs

Criado em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento preserva 21.129 hectares de Mata Atlântica e rios importantes para a região, como o Cahy – um dos primeiros locais do Brasil descoberto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral. No entorno do parque há assentamentos de reforma agrária, pescadores, e pequenos e médios produtores rurais.

Já a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau é uma área de 90 mil hectares que correspondem a 65 km de praias, localizada no banco dos Abrolhos, criada para a proteção da cultura e meios de vida da população tradicional, formada por famílias pescadoras.

As duas unidades de conservação fazem parte do Corredor Central da Mata Atlântica e do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, que reúnem ainda outras áreas protegidas da região.

Saiba mais:

www.icmbio.gov.br
Instituto Chico Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário