domingo, 16 de agosto de 2009

As gravações pioneiras de Roquette-Pinto


Quem já leu textos sobre a biografia de Roquette-Pinto sabe da faceta de etnógrafo deste pioneiro do rádio e da rádio-educação no Brasil. Para quem ainda não leu, vale a dica do perfil "Roquette-Pinto: o homem multidão", escrito por Ruy Castro (aqui).

Foi a partir desse interesse em etnografia que Roquette-Pinto, em 1912, participou da Expedição Rondon ao Mato Grosso e fez registros da mesma em "fonogramas, filmes, fotos, fichas antropométricas e objetos, conservados até hoje no Museu Nacional, [o que] dá só uma vaga idéia das condições em que tudo isso foi realizado. Roquette foi um Indiana Jones da vida real, só que mais heróico – porque verdadeiro", comenta Ruy Castro.

Acima, você vê o gravador dictaphone, com motor movido a mola, que foi utilizado por Roquette-Pinto para efetuar algumas das primeiras gravações de sons-ambiente, rituais e cantos de índios brasileiros. São registros pioneiros, entre eles o da canção indígena "Ualalocê", gravada há quase um século. Clique aqui para ouvi-la. E para compreender a importância dessas gravações vá à página da Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC na internet, que discute esse ponto (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário