terça-feira, 21 de julho de 2009

Videoconferência debate Educomunicação, na Bahia

Com a presença do prof. Ismar de Oliveira Soares,
do NCE-USP, a Coordenação de Novas Mídias na Escola
da Secretaria de Educação da Bahia vai realizar
discussão on line sobre utilização de cinema, jornal,
rádio e web como novos espaços de aprendizagem


A mídia-educação é tema da segunda videoconferência em Educomunicação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, dentro das proposições do MEC da educação por área de conhecimento. A reunião on line – que ocorrerá no dia 23 de julho das 08h30 às 12h - é uma realização da Diretoria de Currículos Especiais, através da Coordenação de Educomunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

A educomunicação se propõe articular a produção do conhecimento com base na realização de produtos sócio-educativos, na experimentação com os recursos das tecnologias da comunicação e da informação, e práticas pedagógicas voltadas para a realidade imediata dos educandos, em torno das quais são construídas questões para reflexão e ação da escola com a comunidade.

A Conferência on line vai ocorrer a partir do Instituto Anísio Teixeira e tem confirmada a participação do professor da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e consultor do MEC e da professora da Universidade Federal da Bahia, Teresinha Fróes, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professora-adjunta da Universidade Federal da Bahia.

A videoconferência terá como convidados os diretores e coordenadores das Diretorias Regionais (Direc) e dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), educadores e técnicos envolvidos com a educação e produção de mídias. A videoconferência poderá ser acompanhada também de forma presencial, em um dos auditórios do IAT. Neste caso, o interessado deve se inscrever por telefone (3115-8951) ou por e-mail (educom@sec.ba.gov.br). As vagas são limitadas (150 lugares).

Temática - A temática da conferência on line está voltada para as experiências dos educadores da rede com a metodologia educomunicativa e os projetos da Coordenação de Educomunicação: Cinemação [filmes e videoreportagens com máquina de celular]; Radiação [rádios web e atividades com radiodifusão]; Impressão [produção de leitura crítica e ativismo com jornal escolar e comunitário]; Web-método [desenvolvimento de atividades com suporte da internet e TIC].

São estas experiências que vão alimentar também as discussões na videoconferência e oferecer respostas a questões como:
§ O que é a metodologia Educomunicativa?

§ Como relacionar as áreas de conhecimento com realização de produtos sócio-educativos?

§ Qual a relação do cinema, rádio, jornal, web com a educação? Qual o papel do educador e do educando nos processos?

§ Como fazer filmes com máquina de celular? Como editar as produções?

§ Quais as aprendizagens que ocorrem com as práticas audiovisuais?

§ Como avaliar as produções dentro do currículo da escola?
O foco da proposta educomunicativa com base no currículo por área de conhecimento está voltado para realização pelos educadores e educandos de projetos e atividades com a escola e a comunidade, associando teoria e prática, tecnologia e participação, realização de produtos sócio-educativos e empoderamento coletivo.

Um dos projetos da coordenação de Educomunicação que vem mobilizando a juventude estudantil para as práticas com audiovisual é o Cinemação. Há mais de um ano, a Coordenação de Educomunicação vem realizando produções com cinema nas escolas de educação integral utilizando apenas as filmadoras de celulares.

As produções dos educandos foram divulgadas no DVD “Cinemação: uma idéia na cabeça e um celular na mão”, composto de 11 filmes e estão disponíveis na Secretaria da Educação e no site: www.sec.ba.gov.br. Agora o projeto está se estendendo para toda a rede pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário