terça-feira, 7 de abril de 2009

Hardware e software

A propósito da postagem sobre animações que mostravam aspectos do hardware e software (aqui), a tutora Kassandra fez algumas observações interessantes:
A animação trouxe de forma bem didática a relação hardware e software. Contudo gostaria de acrescentar algumas considerações sobre essa relação.

Os computadores da primeira geração usavam válvulas e relés e não possuíam sistema operacional. As instruções eram controladas por “chaves” e soquetes e eram manipuladas por pessoas. Era assim que o ENIAC funcionava. A relação software e hardware era feita por mãos humanas. Depois dele, diversos computadores eletrônicos foram criados e o sistemas de chave evoluiu.

Paralelamente a essa evolução surgiu o conceito de “programa armazenado”, concebido por John Von Neumann. Desde então, os computadores armazenavam conjuntos de instruções padronizadas em dispositivos que eram reutilizados, dispensando assim a manipulação externas de fios elétricos a cada nova operação. Os conjuntos de instruções agrupadas são o que chamamos de programas (softwares). Esses conjuntos de instruções são codificados pelo computador na realização de uma determinada tarefa. Exemplo, checar dispositivos de entrada e saída.

Para a maioria dos autores, os programas de computador são divididos em softwares básicos e softwares aplicativos. O sistema operacional é considerado um software básico e uma das suas funções é gerenciar os dispositivos que utilizam o conjunto de tarefas demandadas pelo usuário, exemplo, salvar, abrir arquivos, carregar programas, imprimir etc.

Até hoje a arquitetura de Von Neumann permanece. Os cinco dispositivos para realizar todas as operações com o computador são: dispositivo de entrada/saída, unidade controle, unidade de processamento e memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário