sexta-feira, 27 de março de 2009

O que são o hardware e os programas de computador



Vídeo muito bom da Common Craft, pequena equipe que produz audiovisuais divulgados na internet, curtos, mas bem informativos, sobre aspectos da tecnologia, como esse.

Alguns estão em nosso blog de vídeo - veja aqui.

É interessante notar que, resumidamente, o vídeo acima aborda os pontos principais sobre as parte do computador (hardware), vistos no Módulo Informática do Ciclo Básico. O vídeo abaixo também recupera pontos abordados neste Módulo, dessa vez sobre os programas de computador.



Dica do blog Magaiver.

Um comentário:

  1. A animação trouxe de forma bem didática a relação hardware e software. Contudo gostaria de acrescentar algumas considerações sobre essa relação.
    Os computadores da primeira geração usavam válvulas e relés e não possuíam sistema operacional. As instruções eram controladas por “chaves” e soquetes e eram manipuladas por pessoas. Era assim que o ENIAC funcionava. A relação software e hardware era feita por mãos humanas. Depois dele, diversos computadores eletrônicos foram criados e o sistemas de chave evoluiu.
    Paralelamente a essa evolução surgiu o conceito de “programa armazenado”, concebido por John Von Neumann. Desde então, os computadores armazenavam conjuntos de instruções padronizadas em dispositivos que eram reutilizados, dispensando assim a manipulação externas de fios elétricos a cada nova operação. Os conjuntos de instruções agrupadas são o que chamamos de programas (softwares). Esses conjuntos de instruções são codificados pelo computador na realização de uma determinada tarefa. Exemplo, checar dispositivos de entrada e saída.
    Para a maioria dos autores, os programas de computador são divididos em softwares básicos e softwares aplicativos. O sistema operacional é considerado um software básico e uma das suas funções é gerenciar os dispositivos que utilizam o conjunto de tarefas demandadas pelo usuário, exemplo, salvar, abrir arquivos, carregar programas, imprimir etc.
    Até hoje a arquitetura de Von Neumann permanece. Os cinco dispositivos para realizar todas as operações com o computador são: dispositivo de entrada/saída, unidade controle, unidade de processamento e memória.
    Abraços
    Kassandra

    ResponderExcluir