segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Você ainda pode, professor!

Prezados cursistas,

Os medidadores/tutores do Mídias na Educação do NCE estão recebendo, nos Fóruns, comentários como esse:


Oct 25 2008 01:22:33:000PM

Olá Professor,


Eu achei que o curso não ia funcionar mais. Fiquei sabendo ontem (24/10/2008) por uma colega e resolvi entrar hoje (25/10/2008) no fórum.
Você pode me perguntar por quê? É que eu ainda não tenho um "pacote" para navegar. Entro na Internet discada e estou avaliando o custo de navegação que está caro, então deixei de navegar (por lazer); pois o faço no laboratório da escola e não preciso usar o meu PC. Por isso, estava desatualizado.
Agora vou me organizar para dar conta desse curso que desejo tanto fazer. Terei que gastar um pouco e talvez colocar (pagar) um provedor. Sei lá... Eu me viro.
Vejo que estou atrasado e peço por favor, me ajudar nalguma instrução daqui pra frente.
...


Vale destacar, em primeiro lugar, a vontade de muitos educadores - prejudicados por razões pessoais, técnicas ou informação truncada - em fazer o curso.

Porém, de um lado, quanto à questão das informações, é bom frisar que o espaço para o cursista tirar suas dúvidas e saber mais sobre o curso é com seu tutor e também este blog.

De outro lado, quanto a possíveis problemas pessoais/técnicos (como a dificuldade de ter conexão na Internet sempre), notamos que é possível fazer grande parte do curso off-line (desconectado da rede).

Como?

Notem que inserimos links para arquivos no formato PDF dos conteúdos principais dos módulos de Informática do Ciclo Básico e do Ciclo Intermediário (e seguiremos com esse procedimento nos outros). Veja na barra lateral direita do blog, abaixo do ícone do e-ProInfo, sob a animação "new".

O cursista poderá, então, salvar tais arquivos em seu computador (ou CD ou pen-drive) e imprimir ou ler em tela, quando desejar.

Assim, selecionando as leituras mais relevantes para a feitura das atividades, quando conectado, o cursista poderá postar as mesmas. As atividades poderão ser feitas num processador de texto, e o conteúdo colocado no Fórum (cortando e colando o texto) ou então enviado para a Biblioteca, conforme a natureza do trabalho solicitado.

Tendo em vista ainda o grau de eventuais problemas de comunicação (falhas de e-mail, por exemplo), os tutores de cada Turma foram orientados a terem a devida flexibilidade com os prazos (e eventuais atrasos) de cada cursista. Todos terão, porem, a preocupação em não prejudicar o andamento do curso e a realização do curso pelos colegas que estão em dia com o prazo que informamos.

Então, professor-cursista, você ainda pode começar, estamos lhe aguardando!

Equipe de coordenação do Mídias na Educação/NCE

21 comentários:

  1. Estou retornando às atividades que foram interrompidas no ano anterior . Fiz algumas das tarefas e postei,mas não sei como ficou. Reassumo as atividades e espero terminá-las a tempo.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo acessar o ambiente pro-info ora porque a página aparece como "A página expirou", ora porque meu login e senha não são aceitos.
    como devo proceder?
    Lucila Vieira - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  3. Lucila, você e outros colegas que estão com problema desse tipo:

    1) gere um novo login e senha (veja o tutorial "esqueci senha" do lado direito deste blog, abaixo da animação "new",

    2) Muita atenção nesse momento, pois o e-mail com novos dados enviado pelo ambiente costuma cair na caixa de "spam" ou "lixeira" do e-mail do cursista. Isso é um problema, pois alguns se impacientam, pensando que não receberam mensagem, e solicitam outro dado. Daí, em algum momento acham algum e-mail, mas ele está "atrasado", quanto ao último solicitado. Por isso, peça novo dado e aguarde. Quando chegar, tente entrar no ambiente.

    3) Se continuar com problema, entre em contato com seu tutor ou utilize comentário deste blog para reportar isso, que daí tentaremos outras alternativas para ajudá-la

    Bom curso!

    Abs

    Richard

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    É a primeiravez que entro no blog e segui algumas orientações da prof.ª Patricia Horta da USP por email para se inscrver no curso mas não está aprecendo o link indicado por ela no site. Já abriram as inscrições para novos cursistas? a plataforma já está aberta?
    Atenciosamente,
    Alessandra

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu e outras colegas inserimos nosso dados ontem no ambiente inclusão de brasileiros e estamos aguardando o e-mail confirmando. Só nos resta esperar?
    Zilda - Americana SP

    ResponderExcluir
  6. Prof. Zilda,

    Repare que na postagem de 30 de setembro - que está na tela principal - são explicadas aspectos como a inscrição no curso. Assim, veja que se diz que:

    (3) Para me inscrever devo ser professor atuante na Rede Pública? Quais os critérios para inscrição no curso?
    Sim, e além disso, precisa constar numa lista indicada por sua respectiva Diretoria de Ensino

    Então, espero que essa informação esclareça que não basta inscrever-se no ambiente (parece que este foi o caso) para participar do programa Mídias na Educação. É necessário também estar inscrito.

    Abs

    Richard

    ResponderExcluir
  7. Richard, de fato me inscrevi antes na secretaria de educação do meu município, porém minha amiga de outra cidade (Campinas) não. Está ainda em tempo de se increver na secretaria de lá? Porque ela soube por mim do curso e ficou muito interessada.

    Obrigada. Zilda

    ResponderExcluir
  8. Olá,quero agradecer imensamente esta oportunidade. Estou ainda me adaptando ao novo formato, mas gostaria de salientar o quanto o curso tem sido importante, não só nas práticas diárias enquanto professora de Filosofia, na preparação das aulas, na utilização dos recursos existentes na escola e até mesmo contribuindo com os colegas que ainda não se encontravam "plugados" e vivendo essa realidade que muito nos tem acrescentado. Recebí o convite para ser a Mediadora do Curso A Rede Aprende com a Rede na minha disciplina e com este me sinto melhor preparada para os desafios que surgem todos os dias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Estou confuso. Fiz minha inscrição no dia 04/11 no ambiente proinfo e ainda não recebi um emaild e confirmação. Será que minha inscrição foi aceita? Será que o curso já começou?

    ResponderExcluir
  10. Fiz minha inscrição no final de agosto e até agora não recebi nenhum email e nem mesmo consigo acessar foruns e atividades.

    ResponderExcluir
  11. Fiz minha inscrição, mas não consigo acessar foruns, atividades, nem meso no ambiente e-proinfo aparece alguma informação.

    ResponderExcluir
  12. As mídias estão com tudo na Educação.
    Edslene e James

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!
    Recebi a confirmação de inscrição e consigo acessar o ambiente do e-Proinfo enquanto aluna da Turma Única, porém quando tento acessar a Atividade do Módulo aparece somente: 1=1.
    Solicito orientação.
    Grata!

    ResponderExcluir
  14. Como farei?
    Fiz inscrição juntamente com as outras professoras da minha U.E, mais não tive a confirmação de inscrição aceita ainda.
    Como farei, pois tenho usuário e senha, mais quando tento entrar a página fica em branco???

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Fiz minha inscrição, mais não tenho acesso à página do curso.
    Não consigo entrar. Como farei já que se inicia amanhã?
    Fiz juntamente com as demais professoras da minha U.E.

    ResponderExcluir
  16. Colegas, por favor, atenção para dois pontos:

    1) Onde a inscrição deve ser feita: NÂO é via ambiente. Vejam a resposta nas questões 3 e 4 do blog (nas "Questões Freqüentes", a postagem de 30 de setembro), que explicam isso;

    2) Coloquem o nome inteiro na assinatura, assim - no caso dos inscritos - é possível tentar localizar a pessoa numa turma e facilitar a comunicação e resolução de problemas.

    Abs

    Richard

    ResponderExcluir
  17. Alguém pode me informar quando terá início o curso midias na Educação "Turma ùnica". Acesso oambiente, mas nada de novidades.

    ResponderExcluir
  18. Prezados Amigos,

    Fiz minha inscrição no mês de outubro conforme comunicado. Realizei o cadastro conforme os procedimentos. Consigo acessar a plataforma no www.eproinfo.mec.gov.br, mas até o momento não consegui acessar o Módulo Introdutório. A página aparece como inexistente. Peço ajuda, se já começou o curso. Não quero perder esta oportunidade. Sou professor da Pref. Municipal de Americana e meu nome é Prof. Nivaldo de Campos (email: ndc_professor@hotmail.com)

    Atenciosamente,

    Nivaldo de Campos

    Att.: Maderly

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber com quem posso tirar dúvidas sobreo Curso de Mídias.. o cronograma correto, atualizado, a disponibilização pra realização das atividade. Todos temos muitas dúvidas, e nenhum suporte para saná-las.

    ResponderExcluir