quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Problemas institucionais do ensino público

O documento Braudel Paper, n. 42, editado no fim do ano passado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (disponível aqui) apresenta uma análise da secretária da Educação do Estado de São Paulo sobre os problemas do ensino público brasileiro.

Números anteriores dessa publicação abordam outras questões educacionais: O atraso histórico na educação (Maria Luiza Marcílio, 2001), Diário de aulas (Sandra da Luz Silva, 2002) e Gestão do ensino público em São Paulo (Jane Wreford, 2003). São documentos interessantes para refletir sobre o tema.

O caso do “diário de aulas” é, em particular, muito significativo, pois trata-se de um diário de uma estudante do ensino secundário de uma escola da periferia (Capão Redondo) de São Paulo. Sandra da Luz Silva - de modo bastante sensível - mostra problemas e desafios da educação dos jovens, a partir da perspectiva de uma estudante. O desenho acima é de um artista, South (Carlos Otávio Gama), também do Capão Redondo, que ilustra esse texto. Este número do Braudel Paper apresenta ainda um artigo de um professor de português, assunto do próximo post.

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