Essas são algumas idéias do Prof. Ismar de Oliveira Soares (leia entrevistas aqui, aqui e aqui e visite o site do NCE para conhecer pesquisas e projetos desenvolvidos por ele), que ganhou o Prêmio Educare 2007, com o título de "Educador do Ano", a partir da escolha dos internautas (lista de premiados aqui).Quando temos notícia de que mulheres indígenas da nação Xavante, na aldeia de Sangradouro, no Mato Grosso, que em circunstância alguma se expressavam publicamente, estão produzindo coletivamente programas de rádio para melhorar a comunicação na tribo damos como certo que a Educomunicação chegou àquelas paragens. O mesmo ocorre quando vemos grupos de adolescentes, numa escola da periferia de uma grande cidade como São Paulo, trabalhando de forma colaborativa em torno de um computador, planejando o jornal da escola ou criando seus web-rádios. Consideramos como educomunicativa, também, a proposta de um jornal, de uma revista ou de uma emissora de TV de dedicar espaço específico e tempo para a área da Educação, colaborando com os educadores na divulgação de ações que tenham como eixo central a participação dos membros das comunidades em ações voltadas para a ampliação das formas de expressão, para o fortalecimento da auto-estima dos jovens e para práticas de cidadania.”
Uma escola não deve ter somente uma biblioteca, deve ter estúdios de rádio, estúdios de televisão, salas de informática. Não apenas como espaços domesticados e coordenados por especialistas, mas espaços de produção, em que os alunos, crianças e adolescentes, estejam lá produzindo mídia constantemente. Um comunicador não é só profissional ou o professor. Se um jovem produz mídia, se discute mídia, torna-se um educomunicador.”
Quando se percebe que a mídia pode servir à educação, a diferença entre TV educativa e comercial perde o sentido, já que toda a TV pode ser tomada no processo educativo.”
Parabéns ao professor Ismar - coordenador do NCE/USP e supervisor dos Módulos da Mídia Rádio do Programa Mídias na Educação elaborados por esse Núcleo - e à educomunicação representada por ele!
Parabéns professor Ismar!!
ResponderExcluirParabéns equipe do NCE e a todos educadores, alunos e colegas que acreditam que é possível desenvolver na nossa comunidade escolar o espírito da coletividade, da reflexão e da descoberta.
Um super beijo
Kassandra
A esperança de que o homem aprenda a viver em comum, somando conhecimentos para melhorar a existência, é a aposta de todos nós discípulos, que trilham em busca da Educomunicação.
ResponderExcluirCarmen Gattás
Parabéns para o professor Ismar e também para a Salete que através do seu blog, do seu trabalho como coodenadora de tutoria do curso Mídias na Educação ajuda a fortalecer a semente da educomunicação em todos os cantos do Brasil. Bel Leão
ResponderExcluirmis sinceras felicitaciones, Ismar!!!!
ResponderExcluirsiempre confío en que marchamos juntos, a la distancia y de diversos modos, en este camino que lleva a la justicia y la liberación, en especial de los más pobres y olvidados por esta sociedad depredadora.
Un gran abrazo
jorge huergo
Prof. Ismar, parabéns pelo Prêmio Educador do Ano. ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente...ms seus trabalhos sim.
ResponderExcluircom carinho
Profa. Leiko Nemoto de Barcellos Ferreira
SEE/SP/NRTE-DER Miracatu
leikonemoto@gmail.com