domingo, 21 de outubro de 2007

Blogs de música para educadores

Poderia escrever bastante sobre algo muito interessante que tenho acompanhado nos últimos tempos: os blogs de música. Geralmente são feitos por pessoas que colocam discos (com mais freqüência fora de catálogo) em formato digital em repositórios de arquivos digitais (rapidshare, mediafire etc. – para aprender como baixar arquivos desses sites hospedeiros, clique aqui).

O download, em todos os casos que vi até agora, é gratuito.

Alguns, para justificar sua ação, destacam o caráter cultural da iniciativa, outros também falam na possibilidade da disseminação de informações. (É possível, em momento propício, discutir essa questão com cursistas, inclusive do ponto de vista do direito autoral. Qual a opinião deles sobre isso, a do próprio tutor etc.)

Seja como for, graças a sites como esses, tenho ouvido coisas que sempre quis conhecer (e as que saíram em catálogo, provavelmente até comprarei), como os clássicos volumes “Racionais” de Tim Maia (em catálogo) e o raro no Brasil “A bad Donato”, entre muitos e muitos outros discos de valor. Numa pequena seleção desses blogs, destaco (é possível ver mais nos favoritos de cada um):

O último blog da lista geralmente interessa muito a professores de Ensino Fundamental, já que é dedicado à música para crianças, sendo bem eclético – discos de histórias, Xuxa, Disney etc.

De outro lado, os outros podem ser úteis tanto a educadores que gostam de nossa música quanto àqueles que buscam determinada música para trabalho pedagógico (em formato digital). Além disso, alguns sites (como o Loronix) têm posts com discos de leitura de poemas. Encontrei, por exemplo, disco de Paulo Autran declamando Bandeira e outros desse tipo.

Espero que seja útil!

Abs

Richard

Um comentário: