sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Evento: Reivindicações docentes e a mídia


Em um ano marcado por greves, mobilizações e manifestações de rua de professores em ao menos 25 estados do país, o Observatório da Educação e a Rede Vozes da Educação convidam para o debate “Reivindicações docentes e a mídia: quando os professores viram notícia”, com o objetivo de colocar em pauta os conflitos docentes e sua cobertura pela imprensa.

O slogan “O professor lutando também está ensinando”, que tomou conta de cartazes nas ruas durante as manifestações e que acabou sendo divulgado amplamente pelas redes sociais, evidencia a importância da greve para além do direito constitucional de uma categoria de trabalhadores, mas também como ação política e cidadã que visa salvaguardar o direito à educação.

Por outro lado, as respostas do poder público, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, no caso mais recente, se deu por meio da força e do uso do aparato policial. Assistimos, nos mais diferentes veículos de imprensa, à divulgação das situações de violência contra professores e manifestante em apoio, suscitando algumas questões: qual a voz dada aos professores no debate e na formulação de políticas de educação? Como a imprensa retrata as reivindicações e conflitos docentes?

Para debater o tema, reunimos um representante sindical, uma professora, pesquisadores e jornalistas nesta terça-feira (19/11), das 9h30 às 13h, no auditório da Ação Educativa. Faça sua inscrição pelo e-mail observatório@acaoeducativa.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário