quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A msg de texto está matando a língua. JK!!! (just kidding!!! = estou brincando!!!)



A mudança nos padrões de linguagem provocada pelo uso constante de tecnologias de comunicação, como as redes sociais, é algo que preocupa professores: essas interações estariam piorando as capacidades expressivas de escrita dos jovens? Esta é uma preocupação comum. O linguística norte-americano John McWhorter desenvolve outra perspectiva sobre o problema, nessa palestra TED.

Inicialmente, ele nota que a "teoria do declínio" é normal, pois a "mensagem de texto [...] é a fala através dos dedos. A mensagem de texto é isso. Agora podemos escrever da maneira que falamos. Isso é muito interessante. No entanto, é fácil pensar que ainda assim isso representa um espécie de declínio. Vemos uma total frouxidão de estrutura, a falta de preocupação com regras e com a forma com que estávamos acostumados a aprender no quadro negro, e assim pensamos que algo deu errado". No entanto, o ocorre, de fato, é a emergência de uma novo padrão de organização, "uma espécie de complexidade emergente. É isso que estamos vendo nessa fala através dos dedos. E para compreender isso, o que queremos ver nesse novo tipo de linguagem é a maneira como novas estruturas estão surgindo".

Utilizando uma série de exemplos, McWhorter argumenta que novas construções de linguagem estão sendo desenvolvidas no texto interativa da internet, nos diálogos feitos pelas pessoas nesse meio, o que indica uma nova forma de escrita. Esta forma não substitui outros padrões de escrita, mas convive com eles, numa espécie de bilinguismo. Tendo em vista a validade, em termos cognitivos, do bilinguismo, McWhorter tende a ver de maneira positiva essa nova linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário