quarta-feira, 3 de julho de 2013

O cinema na sala de aula - reconstruindo o cotidiano



Valter Aparecido Barcala

Cinema é história em movimento. Os irmãos Lumière criaram o cinema para registrar o cotidiano. Outros tiveram a ideia de reconstruir a história através do cinema. O cinema teve como berço a história, e é na história que ele busca inspiração.

Os filmes de longa-metragem, assim como as demais produções audiovisuais, representam uma produção cultural e, desta forma, devem ser utilizados como mais um recurso para o trabalho do professor. A abrangência de temas que podem ser abordados, a dinâmica cinematográfica, as várias mídias (imagem, som, fotografia) favorecem a apreensão e compreensão das questões levantadas em sala de aula. O cinema, imaginado, antes de tudo, como um instrumento de diversão, mostrou-se também como documento histórico, seja ele inspirado ou testemunha de um determinado evento.

Como toda produção cultural, os filmes históricos [1] são influenciados ou contaminados por ideologias, impregnando-se de determinadas mensagens políticas. O espectador tem que estar atento a essas “contaminações”.

Continue lendo

(Acima, o filme O descobrimento do Brasil (1937), dirigido por Humberto Mauro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário