terça-feira, 2 de julho de 2013

Mídias na Educação - Relatos de pesquisa e formação
O rádio como um instrumento de alfabetização

Orientada Maria Benedita (direita), orientadora Josete Zimmer
(esquerda) e no Skype a avaliadora Lenira Silveira
Maria Benedita dos Santos Morini*

A pesquisa teve como objetivo investigar o rádio como um instrumento de apoio ao professor no processo de alfabetização de alunos do segundo ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais da cidade de Tabatinga, interior de São Paulo.

O estudo baseou-se em autores que tratam da Educomunicação, da alfabetização e do trabalho com o rádio na sala de aula, pois o interesse maior da pesquisa era que esta contribuísse tanto para a prática docente dessa autora que vos escreve como também para a prática dos professores que participaram da pesquisa de campo.

Após, portanto, a análise do trabalho num todo e dos resultados da pesquisa de campo, pode-se observar a necessidade de capacitar os professores, desde sua formação inicial, para inserir em seu trabalho cotidiano o uso de tecnológicas, pois estes demonstraram grande dificuldade em inserir o rádio (mídia de fácil acesso) em suas aulas como um instrumento de ensino- aprendizagem, voltado à alfabetização.

As principais dificuldades enfrentadas foram em relação a adquirir uma postura de estudante autônomo que os cursos à distância exigem, bem como administrar o tempo de estudo com a minha profissão docente. Por outro lado, foi difícil o enfrentamento do novo, pois tive medo, pensava que não iria conseguir elaborar, concluir e defender uma pesquisa científica. Igualmente difícil foi transformar um projeto em monografia, tecendo um texto coerente segundo bons escritores. Surgiram também dificuldades quanto à pesquisa de campo, pois os professores convidados para responder o questionário demonstraram receio em fazê-lo ou não entregaram o mesmo respondido.

Sem dúvida, participar do curso Mídias na Educação contribuiu muito para minha própria prática docente, ampliando meus conhecimentos em relação ao uso das tecnologias no contexto escolar, tornando as aulas mais agradáveis e atrativas aos alunos.

Quanto à feitura da monografia, aprendi muito sobre como ser um professor pesquisador que questiona a realidade da educação, e, principalmente, como seguir uma linha de estudo coerente, visando transformar a realidade dos alunos.

É muito importante realizar uma monografia para qualquer profissional, pois este amplia seus conhecimentos, se atualiza, e consequentemente melhora sua prática. Ao mesmo tempo, é importante valorizar o curso oferecido pelo MEC sob a coordenação do NCE/USP, cumprindo os prazos e sempre dialogando com o orientador, sobretudo, quanto às dúvidas no decorrer da monografia.

Por fim, recomendo que aproveitem ao máximo o convívio com os profissionais do curso, mestres e doutores, que contribuem com suas ideias para a melhoria do trabalho na escola, e na busca de novas estratégias de atuação para a realidade em que estamos inseridos.


A autora defendeu sua monografia O rádio como um instrumento de alfabetização no segundo ano do Ensino Fundamental, dentro da quarta oferta do curso, em 27 de abril de 203.

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